Um novo equipamento de angiografia recebido pelo Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, de Joinville, permitirá que a unidade do SUS passe a ser a primeira de Santa Catarina a contar com procedimentos de cateterismo cardíaco em crianças e adolescentes.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O item foi recebido no dia 31 de março e as obras para a instalação iniciam no dia 10 de abril. O chamado serviço de hemodinâmica utiliza técnicas para fazer diagnósticos e tratamentos em pacientes com cardiopatias.
O projeto tem investimento de R$ 5,5 milhões do governo estadual e prevê, além da instalação do equipamento, a reforma e adequações do ambiente e instalação de equipamentos de alta complexidade. A previsão de finalização das obras é 10 de agosto.
A hemodinâmica atenderá pacientes de 0 a 18 anos com consultas eletivas e capacidade aproximada de 20 exames por mês.
Continua depois da publicidade
Entenda o que é hemodinâmica
O exame de hemodinâmica é feito através de punção arterial e/ou venosa com uso de contraste para aquisição de imagem da circulação pulmonar e coração em movimento. Desta forma, é possível avaliar cavidades cardíacas, valvas, artérias e veias do coração e pulmão. Alguns procedimentos feitos em recém-nascidos podem salvar vidas, como abertura de valvas aórtica e pulmonar ou abertura de comunicação (Rashkind) em cardiopatias graves.
Com a hemodinâmica é possível também fazer tratamentos que substituem ou complementam cirurgias cardíacas como dilatação ou colocação de stents em vasos com obstruções e fechamento de comunicações e canal arterial. O serviço de eletrofisiologia também utilizará a sala de hemodinâmica tanto para estudo, onde são mapeadas arritmias, como para tratamento, também chamado de ablação.
Para Eliana Costa, cardiologista pediátrica do Hospital Infantil, o equipamento terá grande impacto no tratamento de pacientes cardiopatas.
— A Hemodinâmica vai salvar muitos recém-nascidos com cardiopatias graves tratados já nos primeiros dias de vida, além de podermos operar mais precocemente as crianças que, muitas vezes, aguardam meses pelo cateterismo para poderem ser operadas — explica.
Continua depois da publicidade
O serviço ficará localizado no ambulatório do Hospital Infantil em uma área de 210m². O espaço contará com um angiógrafo, equipamento com fabricação japonesa, que permite a obtenção de imagens em alta definição de forma minimamente invasiva, que teve investimento de R$ 3 milhões e já está na unidade aguardando para ser instalado.
O Hospital Infantil atende, mensalmente, cerca de 12 mil crianças e adolescentes de todo o Estado, todos custeados pelo SUS, e é uma referência para assistência especializada na área da pediatria, como a cirurgia cardíaca e saúde mental.
Leia também
Estátua do Cristo de Barra Velha será demolida após pedaço do braço cair
Joinville confirma a segunda morte por dengue em 2023; vítima é uma mulher
UPA Sul de Joinville tem pessoas deitadas no chão, corredores cheios e longas esperas