Os membros do Conselho Municipal de Cultura de Jaraguá do Sul já estão organizando a próxima edição do edital para acesso aos recursos do Fundo Municipal de Cultura. Como o último edital foi lançado no fim do ano passado e os projetos aprovados foram conhecidos no começo deste ano, o concurso relativo a 2015 foi deixado para o segundo semestre do ano.
Continua depois da publicidade
Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Sidnei Lopes, a comissão de análise já reencaminhou o projeto do edital para o conselho, que deve analisar novamente o documento e, então, enviá-lo para o setor jurídico da Prefeitura para aprovação. O valor total destinado a projetos deve manter a média dos últimos anos e girar em torno de R$ 1,5 milhão, dividido entre categorias: artes integradas, artes visuais, artesanato, audiovisual, circo, dança, literatura, manifestações culturais, música, teatro, patrimônio material e imaterial e patrimônio edificado.
Lopes ainda conta que deve ser mantido o modelo de prêmio, que é utilizado atualmente em outros editais, como o Elisabete Anderle, do governo de Santa Catarina. O Conselho de Cultura também deve acatar algumas das sugestões repassadas pelos proponentes culturais, como detalhes de documentação e facilidades no processo de prestação de contas. O novo edital, porém, só deve ser lançado após agosto, quando haverá escolha e posse dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura.
No último edital, foram aprovados 62 projetos, que estão em fase de execução.
Continua depois da publicidade