O “casarão dos gatos”, imóvel modernista no Centro de Blumenau que estava abandonado há anos, mudou de dono. A compra por R$ 1,2 milhão virou a página de um imbróglio familiar que se arrastou e deixou o local na Rua Presidente Getúlio Vargas desabitado — exceto pelos felinos, que tomaram conta do terreno e acabaram tornando a antiga residência conhecida por isso.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Há poucas semanas atrás, quem passava diante da casa de dois andares não conseguia sequer enxergar o número 155 no alto da parede da frente. Com mato alto, pichações, vidros de janelas quebrados, portão enferrujado e lixos espalhados, a situação era de abandono.

O cenário mudou com a contratação de uma empresa terceirizada que fez uma faxina na área de 617,5 mil metros quadrados. A limpeza foi o primeiro indicativo da mudança de mãos. O NSC Total apurou que o negócio foi oficializado em meados de dezembro.

Veja fotos da casa

Continua depois da publicidade

Propriedade do comerciário Antonio Alves, a casa ficou de herança para os três filhos dele após o falecimento do homem. Os irmãos fizeram o inventário e depois de anos, já no final de 2023, a venda ocorreu. Uma empresa de Blumenau desembolsou o valor milionário para a aquisição do imóvel.

A instituição, cuja atividade principal é ter participações em diversos negócios, é a mesma que comprou o prédio ao lado, que está disponível para locação e onde antes funcionava um colégio.

A reportagem procurou a nova proprietária, mas um dos sócios responsáveis informou apenas que ainda não tem definido o que fará com o “casarão dos gatos”. Resumiu apenas ter se tratado de um “investimento”.

A Rua Presidente Getúlio Vargas fica bem no Centro de Blumenau, entre as principais vias da região (as ruas 7 de Setembro e XV de Novembro). No último mês a prefeitura anunciou querer revitalizar o trecho, que é formado por lajotas e tem vários problemas de desníveis. O município tem R$ 750 mil reservados em caixa para pelo menos elaborar um projeto inicial — que ainda não tem previsão para ficar pronto.

Continua depois da publicidade

Casarão dos gatos

Durante anos, voluntários deixavam comida e água para os gatos de rua que usavam o casarão como abrigo ao serem abandonados na região. Em 2019, ao menos 15 felinos morreram envenenados e outros desapareceram, o que gerou protesto de protetores de animais e moradores.

Nos últimos tempos, a quantidade de gatos observados pela rua diminuiu consideravelmente. Porém, não há informações do que teria causado esse “sumiço”.

Leia mais

O que é megaobra flagrada por drone no Norte de Blumenau