De uma só vez, a Fiat vai renovar seus modelos de entrada. Mobi e Argo serão substituídos em 2026 por um compacto inspirado no Grande Panda, apresentado em julho na Itália. Por aqui o novo compacto deverá ter a mesma plataforma CMP (usada nos mais recentes Citroën e Peugeot, por exemplo) que pode receber algum nível de eletrificação.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Conheça o Grande Panda, novo compacto da Fiat no Brasil
O Grande Panda deve ser a grande inspiração no design, numa tendência de globalização da Fiat ao invés de oferecer produtos desenhados apenas para o Brasil e América Latina. Segundo a Fiat, é um desenho italiano para o mundo.
Continua depois da publicidade
Ao mesmo tempo retrô e nostálgico, o Grande Panda possui toques futuristas em seu conjunto ótico. Os faróis têm formato retangular com elementos quadradinhos de LED e a grade acompanha esse estilo, numa barra que os interligam.
O design todo retangular acompanha sua silhueta elevada e atrás as lanternas em LED sobressalentes ficam nas extremidades da tampa do porta-malas. Quando for lançado no Brasil, o novo compacto deverá vir com uma gama de motores que inclui o atual 1.0 Firefly de até 75 cavalos e o 1.0 turboflex de até 130 cavalos com sistema híbrido-leve.
Com quatro metros de comprimento, leva cinco pessoas e segundo a Fiat ele é bem espaçoso por dentro. Uma solução de com aproveitamento de espaço que já conhecemos do antigo Uno Mille. O nome ainda não foi definido e há correntes que apostam em Panda, enquanto há quem acredite que o nome Argo será mantido, algo como Argo Nova Geração.
O Fiat Grande Panda é produzido na fábrica sérvia de Kragujevac, a mais de 100 quilômetros ao sul de Belgrado. No Brasil, o Grande Panda será fabricado na fábrica de Betim (MG), com início de produção no segundo semestre de 2025. Ele fará parte de uma nova família que contará com um SUV e uma picape em um projeto global, com o objetivo de alinhar os produtos europeus aos sul-americanos.
Continua depois da publicidade
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial.
Leia mais
FOTOS: Ora 03 ganha série especial de apenas 200 unidades
“Elon Musk brasileiro” ganha aval do governo federal para produzir no Brasil