O coronel Charles Alexandre Vieira assumiu nesta quinta-feira (13) o comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. A cerimônia ocorreu no Centro de Ensino Bombeiro Militar, em Florianópolis. Ele assume o cargo que, desde fevereiro deste ano, era ocupado pelo também coronel Edupércio Pratts, que irá para a reserva da corporação, após 35 anos de serviço.
Continua depois da publicidade
A troca de comando teve a participação do governador, Carlos Moisés da Silva (PSL), que também é egresso dos Bombeiros. Ele cumprimentou o novo comandante-geral e agradeceu Pratts pelos serviços prestados ao Estado.
Durante a gestão de Pratts, um dos destaques foi o envio de militares para auxiliar no resgate das vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais.
A cerimônia desta quinta-feira também marcou a promoção de vários oficiais. Seis subiram ao posto de major e cinco viraram coronéis. Além disso, o coronel Charles Acordi passou a assumir o cargo de chefe do Estado Maior dos Bombeiros, enquanto o coronel Ricardo Steil virou o novo subcomandante-geral da corporação.
Perfil do novo comandante
O novo comandante-geral tem proximidade com Pratts, pois atuava como subcomandante-geral. Segundo a corporação, ele é formado em administração de recursos humanos, pós-graduado em administração d segurança pública e especialista em administração pública.
Continua depois da publicidade
Dentro dos Bombeiros, o coronel Vieira atuou como diretor de ensino e comandou o Batalhão de Itajaí, além de pelotões em Orleans e São Bento do Sul e da 3ª Companhia de Bombeiros de Florianópolis.
Na Capital, ele também exerceu o cargo de subcomandante do 1º Batalhão, foi chefe da Divisão de Engenharia Contra Incêndio e Pânico, da Diretoria de Atividades Técnicas, comandou a Academia de Bombeiros e o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças.
Anúncio para bombeiros civis
Durante o evento, o governador também assinou um decreto que pode melhorar a remuneração dos bombeiros civis que atuam no Estado. A partir de agora, eles vão receber o mesmo valor pago pelos dias de trabalho aos guarda-vidas civis.