Foco operacional, mais policiamento nas ruas e planos para a construção de um futuro terceiro batalhão da Polícia Militar em Joinville. O novo comandante da 5ª Região da Polícia Militar no Norte do Estado, coronel Benevenuto Chaves Neto, assume nesta quarta-feira a unidade responsável pelo policiamento de 14 cidades com a promessa de reforçar a presença da PM nos locais onde há maior concentração de crimes.
Continua depois da publicidade
À reportagem, Benevenuto revelou preocupação especial com o índice de homicídios em Joinville. Uma das medidas para minimizar as ocorrências, aponta o novo comandante, será garantir que todos os 49 soldados da turma em formação não sejam redistribuídos e atuem na cidade.
O coronel também anuncia que haverá atenção especial ao trânsito durante a madrugada, reforçando as blitze da lei seca. Missão à parte do novo comando, antecipa Benevenuto, será abrir caminho para a criação de um novo batalhão da PM em Joinville. A unidade é projetada para a zona Norte, mas depende de reforço no efetivo e não há prazo para ser implantada.
Benevenuto Chaves Neto assume o posto deixado pelo coronel Rogério Rodrigues, que retorna à Capital. Mudanças no comandos dos dois batalhões da PM em Joinville também serão formalizadas hoje: o tenente-coronel Nelson Henrique Coelho ficará à frente do 8º BPM e o tenente-coronel Hilário Zils comandará o 17º BPM.
Continua depois da publicidade
Na dança da cadeiras, a maior surpresa ficou para a nomeação de Coelho no 8º Batalhão. Reconhecido pelas ocorrências a bordo do helicóptero Águia, ele deixará a função de piloto e de comandante de um grupo menor para liderar o maior batalhão do Estado.
-Vou ter que me readaptar, essa é a grande realidade. Até mesmo por causa das atividades. Eu vinha de uma atividade operacional, mas a polícia mudou, hoje é outro conceito. Mesmo tendo aprendido com o tempo, é preciso convívio – aponta Coelho.
O futuro do tenente-coronel Adilson Moreira, que não completou um ano no comando do 8º BPM e tinha planos de seguir no posto, ainda será decidido. Substituição natural ocorreu no 17º BPM. Após ocupar por anos a função de subcomandante, o tenente-coronel Hilário Zils foi alçado ao posto principal no batalhão, enquanto o ex-comandante, tenente-coronel Sandro Zacchi, deixa o cargo para assumir vaga nos quadros da 5ª Região.
Continua depois da publicidade
Todas as trocas tiveram a participação do novo comandante-geral da PM no Estado, coronel Valdemir Cabral. Com a saída de Coelho, a 2ª Cia. do Batalhão de Aviação da PM será comandada pelo major Alessandro José Machado, que já atua na unidade.
A missão, diz Machado, é dar continuidade ao trabalho do antecessor, com uma novidade: o Águia passa por adaptação para operar também em ações noturnas. O objetivo é ter condições de voar à noite até o fim do ano.
ENTREVISTA
Coronel Benevenuto Chaves Neto, novo comandante da 5ª Região da PM de SC
A Notícia – Como o senhor recebeu o convite para comandar a 5ª Região?
Coronel Benevenuto Chaves Neto – É um sonho antigo retornar a Joinville. Não sou joinvilense, mas minha esposa e família são da cidade, pretendo encerrar minha carreira aqui. O comandante-geral, coronel Valdemir Cabral, conhecia essa minha vontade. Com a transferência do coronel Rogério Rodrigues para Florianópolis, o comando ficou vago. Não havendo outros coronéis interessados, fui nomeado.
Continua depois da publicidade
AN – Sua atuação será mais institucional ou operacional?
Benevenuto – Sou extremamente operacional, tenho formação na área administrativa, sou bacharel em direito, conheço a importância dessa área na PM. Mas meu foco no comando regional, com cinco batalhões sob meu comando, será estritamente operacional. Essa é a vontade do comando-geral. O trabalho será concentrado nas ruas, é o meu objetivo. Recebi sinal verde para manter o curso (soldados em formação) em Joinville e Jaraguá do Sul. Não vamos pulverizar esse efetivo.
AN – Nos últimos anos, houve muita rotatividade nos comandos da região. Isso vai continuar?
Benevenuto – Estou retornando com minha família para Joinville, vamos fixar residência final. Já conheço os oficiais Nelson Coelho e Hilário Zils, que já trabalharam comigo. Sei da capacidade de cada um deles. Tenho certeza absoluta de que vamos atender a ordem do comando-geral de fazer ostensividade, efetivamente aparecer para evitar a ocorrência de crimes nos locais de maior incidência. Há preocupação focada nos homicídios, Joinville é a cidade que apresenta a maior taxa de assassinatos em Santa Catarina.
AN – Joinville cobra aparato policial à altura da Capital. Como equivaler essa diferença?
Benevenuto – Não só eu, existe um comprometimento do próprio governador de resgatar essa dívida histórica com Joinville, assim como do comando-geral. Perdemos muito tempo, por muitos anos não se reforçou a região e isso é sentido agora. Não dá para mudar isso de uma hora para a outra. O ideal para Joinville é que tenhamos um terceiro batalhão. Tudo é projeto, vamos trabalhar. Com mais recursos humanos, a ideia é essa. Nossa missão é fazer esse levantamento e prospectar um terceiro batalhão, voltado à área Norte, abrangindo Pirabeiraba. Obviamente, isso tomar algum tempo.
Continua depois da publicidade
O QUE MUDA
5ª Região da PM
Abrangência: Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul, Itapoá, Garuva, Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Jaraguá do Sul, Corupá, Schroeder, Massaranduba e Guaramirim.
Quem entra: coronel Benevenuto Chaves Neto
Quem sai: coronel Rogério Rodrigues
Perfil
Benevenuto Chaves Neto – Esta será a quarta passagem por Joinville (comandou o 8º BPM entre 2006 e 2007). Nos últimos anos, também comandou batalhões em Caçador, São Miguel do Oeste e Chapecó. Liderou a Agência Central de Inteligência da PM durante as ondas de ataque do PGC, além de ter sido diretor do setor de Instrução e Ensino da PM. Sua última função era a subchefia de Estado-maior Geral.
8º Batalhão da PM
Abrangência: 24 bairros da região central, Leste e Norte de Joinville, além do Vila Nova.
Quem entra: tenente-coronel Nelson Henrique Coelho
Quem sai: tenente-coronel Adilson Moreira
Perfil
Nelson Henrique Coelho – Entrou para a corporação em 1987 e se formou em 1990. Atua na aviação há 24 anos e desde 2001 integra a equipe do helicóptero Águia em Joinville. Assumiu o comando da unidade em 2007, hoje chamada de 2ª Cia de Aviação, e soma 7 mil horas de voo em comando.
Continua depois da publicidade
17º Batalhão da PM
Abrangência: 17 bairros da região Sul e Oeste de Joinville.
Quem entra: tenente-coronel Hilário Zils
Quem sai: tenente-coronel Sandro Zacchi
Perfil
Hilário Zils – Faz parte da corporação desde 1987. Em 2012, foi promovido de major a tenente-coronel. Nos últimos anos, ocupou a função de subcomandante do 17º Batalhão da PM. Também respondeu interinamente por funções na 5ª Região da PM.
2ª Cia de Aviação
Abrangência: é a única Cia de aviação da PM no Estado além da 1ª Cia, na Capital. A atuação vai além da região Norte.
Quem entra: major Alessandro José Machado (já faz parte da unidade)
Quem sai: tenente-coronel Nelson Henrique Coelho
Perfil
Major Alessandro José Machado – É policial militar desde 1992. Após passagens por Itajaí e pela Capital, passou a integrar a tripulação do Águia em Joinville, desde 2002. É um dos três pilotos da aeronave atualmente. Lançou dois livros sobre aviação: “Operação Santa Catarina” (sobre a atuação na tragédia do Morro do Baú) e “Águia Urbana” (sobre a rotina no campo da aviação).
Continua depois da publicidade