Um novo comandante-geral assumiu nesta terça-feira a direção da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos e que luta contra o grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque e Síria, informou o Pentágono.
Continua depois da publicidade
O tenente-general Paul Funk assumiu o comando da operação Inherent Resolve em cerimônia em uma base militar da região, informou o comunicado.
Como parte de uma rotatividade regular, Funk sucedeu ao tenente-general Stephen Townsend, que ocupava o posto há um ano.
“O EI é uma ameaça para o mundo civilizado e para a nossa forma de vida. Temos que derrotá-lo e nosso esforço coletivo será derrotá-lo”, disse Funk, de acordo com o comunicado.
Continua depois da publicidade
Os extremistas tomaram o controle de grande parte do território iraquiano e sírio em 2014, com intuito de estabelecer um “califado” na região. No entanto, sofreram uma série de derrotas importantes nos últimos meses.
As forças da coalizão, formada em junho de 2014, expulsaram o EI de seus principais bastiões no Iraque, como Mossul, e na Síria.
Nesse último país, eles perderam o controle de mais da metade do território de Raqa, cidade onde tinham estabelecido como sua “capital”.
Continua depois da publicidade
Funk comandou o III corpo do Exército dos Estados Unidos, que liderou a coalizão contra o Estado Islâmico entre setembro de 2015 e agosto de 2016.
* AFP