A Mercedes-Benz está disposta a conquistar um novo segmento no Brasil. Líder de vendas em diferentes áreas do setor automotivo, a montadora alemã planeja agora desbancar seus concorrentes nos modelos compactos premium. A julgar pela tradição e confiabilidade da marca entre os consumidores, há boas chances desse plano dar certo.

Continua depois da publicidade

Para isso, a Mercedes trouxe para o Brasil o novo Classe A 200. Diante dele, a impressão é que se trata de um carro diferenciado. Sobre Rodas testou a versão Urban Turbo e percebeu a preocupação da fabricante com a riqueza de detalhes. O compacto é arrojado por fora, dotado de linhas futuristas e cores vibrantes, e enigmático por dentro. Cada item parece ter sido pensado rigorosamente.

Ao entrar no carro, um logotipo iluminado da marca aparece debaixo da porta reforçando a identidade. Mas não é só isso. Luzes espalhadas pelo interior da cabine dão um ar de sofisticação e conforto. Elas iluminam o console central, as portas laterais onde estão os controles para ajuste dos retrovisores, abertura de vidros e até os pedais.

Posicionadas no teto, deixam o motorista e os passageiros a vontade, como se estivessem no sofá de casa.

Continua depois da publicidade

Únicos no segmento, os bancos esportivos têm ótima ergonomia e visual atraente. Diferente dos modelos tradicionais, eles se alongam pelas costas. Mas o que é bonito visualmente prejudica a visão do motorista pelo retrovisor interno. Com três pessoas sentadas nos bancos traseiros, enxerga-se muito pouco. Menos mal que os retrovisores laterais dão conta do recado.

Chamou a atenção também o baixo consumo. Na estrada e com ar-condicionado ligado, a média registrada num trecho de 170 km foi 15,3 litros por quilômetro rodado.

De negativo, a ausência de recursos que poderiam facilitar a vida do condutor. Por R$ 109,9 mil no Brasil, o veículo não conta com navegador por GPS e sensor de estacionamento.

Continua depois da publicidade

Tudo bem que a Mercedes compensou essa eventual falha com sete aibargs e engates Isofix para a instalação das cadeirinhas de segurança. O que está bem claro é a proposta da marca de rivalizar com os concorrentes Audi A3 Sportback, BMW Série 1 e Citroën DS4. Condições para entrar forte nesta disputa a Mercedes tem de sobra.

FICHA TÉCNICA

Mercedes-Benz A 200 Urban

– Motor quatro cilindros em linha, transversal, 1.6, 16 válvulas, cabeçote com duplo comando de válvulas (variável na admissão), injeção direta, a gasolina e turbo

156 cavalos de potência a 5.300 rpm

– Torque de 25,4 mkgf entre 1.2500 rpm e 4.000 rpm

– Transmissão automatizada de dupla embreagem, sete marchas e tração dianteira

– Suspensão dianteira do tipo McPherson e traseira do tipo four-link

– Freios a disco ventilados na frente e sólidos atrás

– Pneus com dimensões 225/45 R17

– Dimensões com 4,29m de comprimento, 1,78m de largura, 1,43m de altura e 2,69m de entre-eixos

– Peso total de 1.370 quilos

Itens de série

– Faróis tipo bi-xenônio e lanternas de LED e ar-condicionado digital

– Bancos e volante com regulagens de distância e altura

– Sete airbags

– Freios ABS com EBD (que duplica a força de frenagem) e função Hold (auxilia nas partidas em aclives)

Continua depois da publicidade

– Controles eletrônicos de estabilidade e de tração, sistema multimídia (sem GPS) e controlador automático de velocidade

Preço: R$ 109.900

Fique ligado

– Em Santa Catarina, o Classe A pode ser encontrado nas versões Style e Urban

– O Classe A 200 Style é vendido a R$ 99.900 e tem rodas de aro 16 polegadas (contra rodas de 17 na Urban) e faróis de neblina não presentes no modelo mais caro

– Outro ponto de diferenciação é a grade dianteira, pintada na cor do veiculo, enquanto no modelo topo de linha ela é sempre na tonalidade prateada

Continua depois da publicidade

– Além disso, o Style não traz faróis bi-xenônio com sistema de iluminação diurna por LED