Depois dos últimos dias secos, com temperaturas em torno de até 30ºC, o tempo deve mudar no sul do Brasil por causa da formação de um novo ciclone extratropical e a entrada de uma frente fria. A chuva já atinge o Rio Grande do Sul a partir desta terça-feira (25) e chega a Santa Catarina na quarta-feira (26).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo o Climatempo, o ciclone terá menor intensidade menor na comparação com os últimos três que atingiram o RS e SC. No estado vizinho, o fenômeno provocou mortes.

A meteorologista Josélia Pegorim, da agência, afirma que o ciclone irá se formar nesta terça-feira no Uruguai, ao mesmo tempo que uma frente fria chega ao RS.

Os dois fenômenos meteorológicos já provocam chuva a partir desta terça, principalmente no extremo sul — em 48 horas, a tendência é que chova até 70 mm, ou seja, de 60% a 80% do previsto para o mês nesta região.

Continua depois da publicidade

Ciclone amplia estragos em SC, interdita rodovias e tem alerta de tempestade severa

— Os efeitos serão muito menores que os ciclones anteriores, pois vai se formar em uma posição completamente diferente da dos outros — explica a meteorologista.

Os ciclones extratropicais se formam em áreas onde a pressão do ar fica mais baixa que a do entorno. A circulação do vento impulsiona a umidade a níveis mais elevados da atmosfera, gerando nuvens de chuva.

Mesmo com a previsão de menor intensidade, na noite desta segunda-feira (24), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta de chuva forte para esta terça, com descargas elétricas, ventos de até 60 km/h — no último ciclone, há cerca de duas semanas, as rajadas atingiram quase 150 km/h — e queda de granizo no sul e no centro do estado.

O ciclone deve ser afastar para o litoral na quinta (27), levando a chuva. Porém, neste dia, uma nova massa de ar polar deverá atingir o sul do Brasil, provocando queda na temperatura — ela deverá seguir ao menos até sábado (29).

Continua depois da publicidade

*Com informações da Folhapress

Vídeo explica o que são ciclones