O novo BlackBerry 10 foi apresentado nesta quarta-feira, em Nova York. Além do lançamento do aparelho, Thorsten Heins, executivo-chefe da Research in Motion (RIM), anunciou a mudança do nome da empresa para BlackBerry.
Continua depois da publicidade
O BlackBerry Z10 e o BlackBerry Q10 contarão com novo sistema. O primeiro aparelho é uma aposta da empresa canadense para tentar retomar um mercado que já dominou. O BlackBerry Z10 é bem diferente dos seus ancestrais, tem tela sensível ao toque e se aproxima de versões de Android, do Google, e iOS, da Apple. O Q10, por sua vez, mantém a conhecida versão com teclado QWERTY.
Um dos destaques é a ferramenta Balance, que permite o armazenamento de perfis separados: pessoal e profissional. Essa função possibilita que as empresas – grande foco da BlackBerry – possam monitorar as informações profissionais e impedir que os funcionários copiem dados.
Cara mais pop
A loja de aplicativos, conhecida como BlackBerry World, já tem cerca de 70 mil aplicativos. Entre eles estão Skype, Twitter, Facebook, incluindo o ícone pop Angry Birds.
Continua depois da publicidade
Nesta quinta-feira (31) o aparelho será colocado a venda na Grã-Bretanha. Em fevereiro é a vez de Canadá (5) e Emirados Árabes (10). Nos Estados Unidos as vendas tem início no mês de março. O BlackBerry Z10 deve chegar ao Brasil ainda no primeiro semestre deste ano. Em fevereiro, está previsto um evento que deve divulgar as datas e os valores do aparelho para os brasileiros.
A BlackBerry não anunciou datas para o lançamento do Q10.