No período de isolamento social provocado pela pandemia de coronavírus, muitos artistas estão investindo nas lives: apresentações ao vivo por meio das redes sociais, que divertem o público e aproximam os músicos dos fãs mesmo durante a quarentena. Mas imagine se os artistas pudessem deixar a tela do computador, da TV ou do celular e “entrar” na casa dos fãs – por meio de uma cópia holográfica?

Continua depois da publicidade

Essa é a proposta do Metastage, estúdio de captação 3D (também chamada de “volumétrica”) e holográfica baseado na cidade de Los Angeles, na Califórnia (EUA). Agora, a empresa testa a tecnologia em parceria com uma cantora e compositora brasileira: Laura Rizzotto, que chamou atenção no exterior ao participar do programa europeu Eurovision, a maior competição de música do mundo. Por meio do aplicativo Metastage, Laura lançou seu novo single, One More Night, em realidade aumentada. A canção é uma parceria com o compositor Jonathan Asperil, que já trabalhou com nomes como Janelle Monae, Kelly Clarkson e Demi Lovato.

A tecnologia, desenvolvida em parceria com a empresa Magnopus, promete realizar captações realistas e de altíssima qualidade, mas que podem ser distribuídas em arquivos leves, possibilitando ao público assistir a performances exclusivas e privadas a partir de qualquer smartphone ou tablet. A captação é feita com 106 câmeras: o espaço físico é limitado e o artista não pode errar, uma vez que tudo é filmado em uma tomada só. Na hora de assistir, o público pode “projetar” a apresentação onde desejar e mesmo decidir o tamanho da holografia – que pode caber na palma da mão de quem assiste, ou ser projetada em tamanho real.

Na hora de assistir, o público pode
Na hora de assistir, o público pode “projetar” a apresentação onde desejar e mesmo decidir o tamanho da holografia (Foto: Divulgação)

Carioca, Laura Rizzotto tem dupla nacionalidade, e foi representando a Letônia que ela participou do Eurovision, com a música Funny Girl.

Continua depois da publicidade