Quando o assunto é conquistar a vida dos seus sonhos, não existe receita pronta. Mas existem ingredientes, comprovados pela ciência mais moderna que, se forem incorporados à sua vida, podem oferecer grandes chances de você chegar aonde quer em 2024. E vamos conhecer esses ingredientes básicos, através da história de alguém que entende muito bem de cozinha, panelas, forno e fogão. Moradora de Florianópolis, a catarinense Juliana Budelon, 33 anos, saiu do “status” endividada, ansiosa, estressada e acima do peso, para o de uma mulher empoderada, com autoestima em dia, e empresária bem-sucedida no ramo da gastronomia.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
“Como?”, você deve estar se perguntando. Há poucos anos, Juliana estava na mesma situação em que hoje se encontram cerca de 71 milhões de brasileiros, segundo a Serasa: completamente endividada. A moça, que vendia roupas, já não se via mais naquele ofício e precisou, pela sobrevivência, encontrar uma nova profissão para chamar de sua. Foi então que veio a ideia, incentivada por amigos, de transformar um hobby em negócio: a confeitaria.
– Desde pequenininha eu adorava ver minha mãe, minha avó paterna e a Ana Maria Braga cozinhando. Eu olhava uma receita, ensaiava e facilmente replicava. Quando cresci, fazia brownies para as minhas amigas e quando vieram os problemas financeiros, foram elas que me vieram com a ideia de vender o doce, para fazer um dinheirinho extra. E deu muito certo: eu levava nos eventos e sempre vendia tudo – lembra.
Juliana criou um perfil nas redes sociais, desenvolveu novas receitas, passou a dar cursos, vender doces pela internet e no final de 2019 inaugurou a primeira loja, no bairro Roçado, em São José, na Grande Florianópolis. Ela estava crescendo? Muito! Mas pagando um preço alto: sem saúde mental, emocional e física para dar conta de tudo. Juliana então teve que parar, para avançar. E foi nesse momento que ela começou a adicionar no dia a dia os tais ingredientes vitais para uma vida mais leve e de sucesso.
Continua depois da publicidade
A seguir, você vai conhecer os ingredientes básicos e vitais para ter um 2024 transformador.
1) Doses contínuas de autoconhecimento
Juliana precisou fazer primeiro uma “viagem de volta pra si” e entender o que a estava sabotando.
– Eu não estava feliz com o corpo que eu tinha e a minha empresa vinha crescendo, explodindo e eu precisava também acompanhar o ritmo da “nova Juliana”, a empresária. Eu já não dormia direito, tinha bastante problema de estômago, não tinha o pique pra aguentar tudo que Deus venha acrescentando em minha vida. Então, resolvi olhar para mim, para as minhas questões emocionais, familiares, minhas crenças. Fui pedir ajuda, fui para a terapia começar entender por que eu comia a minhas emoções, fui me tratar de dentro pra fora. Hoje, sei que emagreci cuidando da minha mente. Se foram 40 quilos sem dietas restritivas, sem cirurgias, sem remédios – e assim me mantenho, há dois anos. Tenho uma nova consciência sobre mim e sei claramente para onde não quero mais voltar – explica.
E ter consciência sobre si é necessidade urgente. O Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, o terceiro em mais estressados e o quinto maior em deprimidos do mundo. E acaba de assumir o posto de maior número de pessoas com depressão da América Latina, de acordo com o relatório “Depressão e outros transtornos mentais”, da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para não entrar (ou para sair) dessas estatísticas é fundamental procurar ajuda, entender como funcionam suas emoções, sentimentos, pensamentos e comportamentos. Isso é um dos melhores presentes que alguém pode se dar ou dar a quem se ama: compreender suas crenças, as tantas vozes que “rodam” na sua cabeça, que te colocam pra baixo e que te fazem tomar más decisões.
Continua depois da publicidade
A essas vozes o doutor em Neurociência Shirzad Chamine chama de nossos sabotadores. Conhecê-las, “tira você das armadilhas que moram em sua mente e te liberta”, como ele diz no best seller “Inteligência Positiva”. Clique aqui e faça o teste para descobrir quais são os seus principais sabotadores.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
2) Pitadas constantes de movimento
– Nada acontece na inércia, nada acontece com a gente sentado no sofá, na nossa cama. Eu fui me movimentando, devagarinho, colocando desafios pra mim. Esse movimento acabou me trazendo a constância e essa paixão por movimentar. Hoje eu treino até 5 dias na semana, isso me dá ânimo. Quando a minha vida começou a se movimentar, com certeza tive mais disposição pra olhar de uma outra forma pra minha empresa. Comecei estar mais de bem comigo e a Juliana empresária começou a crescer mais, a florescer mais e a chegar em outros lugares onde eu nem imaginava: passei a me sentir confiante. E não tem só a ver com peso, tem a ver com o bem-estar, de como a gente se sente – conta Juliana.
E ela pôs em prática o que a ciência recomenda: “Quer ter uma vida melhor, em todos os sentidos? Mexa-se mais!”. Só pra citar alguns benefícios, o movimento faz seu cérebro produzir os hormônios da felicidade, como serotonina, endorfina, dopamina, ocitocina, que dão um banho de bem-estar no corpo e aumentam a motivação.
Calorão dá trégua e tempo muda no fim de semana do Réveillon em SC
Por isso, é também excelente aliado no combate à depressão, ansiedade, estresse e pensamentos negativos. Sem falar que nos deixa mais produtivos, criativos, com boa memória, aumenta nossa imunidade, libido, combate a inflamação e a morte dos nossos neurônios.
Continua depois da publicidade
Confira um antes e depois de Juliana:
3) Investir em comida de verdade
Juliana aprendeu a caprichar no cuidado com a alimentação.
– Percebi que comia no automático, sem saber o que eu estava comendo. Isso foi a grande virada de chave pra mim, entender que eu comia pra tentar tapar uma lacuna de emoção dentro do meu coração, dentro da minha vida. Tem a ver com a minha infância, meu o relacionamento familiar. Mudando alimentação, vem mais ideia, vem mais criatividade, mais disposição e eu consigo acompanhar melhor o meu negócio – conta.
Outra comprovação científica: muito do nosso cansaço, desmotivação, falta de produtividade e doenças vem da nossa má alimentação. A maioria de nós mais come, do que se nutre. E o que você come influencia diretamente no que você sente e como sente, nas suas emoções. Estudos mostram como a alimentação pode mexer com os seus neurotransmissores, alterar estruturas cerebrais, desregular o apetite – e até estimular ansiedade e a depressão.
A boa notícia é que comer bem pode condicionar positivamente o cérebro. E a ciência fala em comida de verdade: mais aquela que a gente descasca e menos a que a gente desembrulha.
Continua depois da publicidade
Réveillon de Florianópolis terá contagem regressiva em tela gigante
4) O fermento: horas generosas de sono
Juliana chegou a dormir menos achando que ia render mais. E viu que isso não funciona, mesmo! Não a longo prazo. Hoje ela sabe que dormir é vital, é inegociável, é outro ingrediente que não pode faltar.
A “faxina”, a desintoxicação do corpo acontece durante o sono. A regulação do humor, do apetite e das emoções também. Entre outros sintomas, quem não dorme o suficiente, pode apresentar problemas de memória, dificuldades de concentração, irritabilidade, desânimo e tristeza.
– Isso faz muito sentido pra mim, muita diferença na qualidade do meu dia. Hoje eu consigo respeitar minhas 7 horas por dia. Quando eu durmo melhor, é impressionante o quanto eu ganho em disposição e produtividade – diz Juliana.
Réveillon 2024 em Balneário Camboriú: show com drones, fogos e tudo sobre a virada
5) Cuidado com o seu ambiente
Outro ingrediente para uma vida de mais abundância é saber escolher com quem convivemos e onde. Na ciência a gente chama de a influência da epigenética, a capacidade que o lugar em que você vive ou está tem de interferir no estado do cérebro, das emoções e dos genes.
Continua depois da publicidade
– Quando a gente está num ambiente onde as pessoas são muito julgadoras, reclamam demais, falam da vida alheia, isso acaba interferindo diretamente em nós, na escassez da nossa vida e nos nossos próprios resultados. Isso é uma parte que hoje venho cuidando muito e olhando muito pra isso. Sei que para eu ir para outro nível da minha vida preciso cuidar muito com o que escuto, o que ouço porque acaba refletindo no meu comportamento, na vida da minha empresa – afirma Juliana.
Confira fotos do cotidiano de Juliana
6) Conexão espiritual
Junte a tudo o que você leu até aqui a uma generosa pitada de conexão com o que você sente ser divino em sua vida. A ciência comprova que pessoas que alimentam a fé são mais felizes, vivem mais, tem mais imunidade e superam desafios com mais facilidade. Isso tem muito a ver com os neurotransmissores do bem que esse estado produz no nosso cérebro.
A Juliana agora sabe disso:
– Tive que voltar a ser apegada no que acredito. Isso trouxe total diferença para a minha vida, paz para o meu coração, paz de espírito. Trouxe um outro olhar, a gente tem mais compaixão pelas pessoas, uma outra visão sobre como enxergo as coisas, inclusive no meu relacionamento com minhas equipes e meus clientes – afirma a empresária.
Continua depois da publicidade
Movimento na BR-101 em SC faz pedágio registrar mais de 2 mil veículos por hora
7) Gratidão à vontade
Cubra todos os ingredientes com uma boa camada diária de gratidão, um olhar mais generoso pra vida. Ela é tão poderosa para o cérebro que já é até prescrita por médicos como tratamento complementar, ou de prevenção, nos quadros de estresse, ansiedade e depressão.
– A gratidão traz abundância, traz leveza pros nossos dias. Ela distancia a escassez da nossa vida – pondera Juliana.
Santa Catarina abre 101,1 mil empregos formais em 2023, até novembro
8) Respeite o “tempo de forno”
Nada vai funcionar sem você respeitar tempos e processos. Tem dias que você avança, outros nem tanto. Mas a grande sacada é você se acolher, negociar consigo e reconhecer que está fazendo algo por você. Isso faz o cérebro produzir uma química do bem, que vai para a corrente sanguínea, todo o corpo e te dá mais força, persistência, coragem e orgulho de você. Isso é construção de autoestima.
A Juliana diz que só vem conquistando a vida que sonhou, porque aprendeu a respeitar e confiar no processo dela:
Continua depois da publicidade
– Se eu puder lhe sugerir, defina o que você quer claramente, comece com pequenas ações, diariamente, curtindo e celebrando cada avanço – completa.
E isso também é científico: o cérebro tem dificuldade de cumprir metas se elas são gigantes e vão exigir muita energia, ele te desestimula. O segredo está nos pequenos passos, para se ter grandes avanços.
Tráfego de caminhões pesados será proibido na SC-401 em horários de pico em Florianópolis
Sirva-se
Quem é a Juliana hoje?
– Sou uma pessoa totalmente transformada. Mais focada, tenho mais clareza, mais visão, sou mais confiante de mim mesma e no meu negócio. Dos brownies que eu vendia nas caixinhas, para as amigas, olha que benção, hoje tenho cinco lojas físicas (quatro na Grande Florianópolis e uma em Balneário Camboriú), mais dois “trucks” que rodam pela Grande Florianópolis e por algumas cidades de Santa Catarina. Antes éramos eu e mais duas colaboradoras, agora estamos indo para 80 funcionários, são 80 famílias nutridas com o afeto que aprendi a ter por mim, a multiplicar em mim. E tudo o que melhorei na Juliana, não tem jeito, reflete em cada potinho, cada sobremesa, torta e todas as delícias que nascem na nossa cozinha. É sobre ser doce consigo, pra poder adoçar a vida do outro – pondera a empresária.
Horóscopo mensal: previsão completa de janeiro para os 12 signos
Qual é a sua receita?
Agora é com você: por onde você vai começar? Qual será o seu primeiro passo? Porque, como dizia Carlos Drummond de Andrade, em seu poema “Receita de Ano Novo”, tudo começa e recomeça em você:
Continua depois da publicidade
“Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”.
*Laine Valgas é jornalista e especialista em Neurociências, Psicologia Positiva e Inteligência Emocional
Veja dicas de leitura sobre o tema:
Leia também
Espetáculos, fogos e show de drones: cidades de SC se preparam para o Réveillon 2024
O que abre e o que fecha no feriadão de Ano Novo em SC
Vidente prevê tempestade solar e “alianças inusitadas” nas eleições de SC em 2024