Um novo espaço para receber e atender crianças que fazem tratamento contra o câncer foi aberto no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. O Ambulatório de Oncologia Pediátrica Carlos Bastos Gomes foi inaugurado na noite desta terça-feira (4) e na manhã desta quarta (5) registrou os primeiros pacientes. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

No espaço, onde devem ser feitos cerca de 800 atendimentos por mês, as equipes de oncologia e multidisciplinar podem fazer consultas e assistências de apoio às crianças simultaneamente. 

A estrutura tem 1,25 metros quadrados, 12 consultórios, 27 leitos-cadeira para aplicação de quimioterapia, além de um amplo espaço da família para recepção dos pacientes. A obra foi custeada pela Associação de Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente (Avos), com apoio do Instituto Ronald McDonald. 

A história da AVOS se confunde com a história do Hospital Infantil

Continua depois da publicidade

Os móveis do local, aparelhos eletrônicos e materiais como suporte de soro, berços, macas e cadeiras foram comprados com recursos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e com doações da sociedade civil. 

— A obra do novo ambulatório de oncologia iniciou o seu planejamento em 2016 e foi realizada a muitas mãos. O local ficou fantástico, equipado e decorado de forma lúdica que vai permitir um atendimento ainda melhor para os pacientes, assim como um acolhimento humanizado a todos os seus acompanhantes — afirmou o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto.

Leia também 

Acesso à UFSC pelo Pantanal é liberado após bloqueio de quase dois meses

Figueirense mira ajustes financeiros e espera fortalecer o futebol em 2023