A Defesa Civil de Santa Catarina segue monitorando a chegada de temporais causados por uma frente fria que passa pelo Estado. Entrando pelo Oeste, que já registra estragos, o sistema deve trazer chuva para todas as regiões. Na última atualização da previsão enviada às equipes do Vale do Itajaí na manhã deste domingo (21), os meteorologistas confirmam uma verdadeira “montanha-russa” no tempo.

Continua depois da publicidade

Os modelos mostram que a instabilidade tomará conta do Vale do Itajaí a partir do final desta manhã e início da tarde, começando pelo Alto Vale. Chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo são esperados. A condição “desce” para o Médio Vale e Litoral Norte entre a tarde e noite, perdurando até o final da manhã de segunda-feira (22).

Segundo a Defesa Civil, “são esperados volumes acumulados de precipitação expressivos, além da ocorrência de temporais intensos. O risco é alto a pontualmente muito alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos”. Apesar do órgão não ter falado em números, o Instituto Nacional de Meteorologia já divulgou que o acumulado pode chegar a 100 milímetros de chuva por dia, ou seja, mais da metade do esperado para o mês inteiro.

O cenário é para mudar já na segunda-feira. A partir da tarde, a chegada de uma massa de ar seco deixa o tempo estável, com presença de sol em todo o Vale do Itajaí. Junto com a estabilização virá um declínio brusco nas temperaturas. Se no fim de semana as máximas ficaram perto dos 30ºC, o amanhecer de terça-feira (23) será de 5°C em algumas cidades do Vale. Em Blumenau, a previsão do AlertaBlu indica mínima de 9ºC.

Leia mais

Pescadores encontram corpo de vendedora de SC que sumiu misteriosamente

Continua depois da publicidade