No final de setembro, Thom Yorke, líder do Radiohead, surpreendeu público e mídia ao lançar, sem aviso prévio, um novo álbum, intitulado <em>Tomorrow’s Modern Boxes</em>. O que mais surpreendeu foi a maneira como o disco foi lançado – através da plataforma BitTorrent, por um preço de apenas seis dólares. Em uma carta assinada ao lado do produtor do Radiohead, Nigel Godrich, Yorke explicou que o novo trabalho serviria como um experimento: “Se der certo, esta pode ser uma maneira efetiva de trazer algum controle do comércio musical eletrônico de volta para as pessoas que criaram o trabalho”, disse. “Se funcionar, qualquer um poderá fazer exatamente o que fizemos. O mecanismo de torrent não exige nenhum servidor para upload, nem tem custos de armazenamento. É uma loja independente incorporável.”
Continua depois da publicidade
Agora, com números já divulgados da venda do novo trabalho de Yorke, é possível dizer que a experiência deu certo: <em>Tomorrow’s Modern Boxes</em> foi baixado quase 35 mil vezes nas duas primeiras horas; e, em dois dias, atingiu a marca de mais de 300 mil downloads – todos legais e devidamente pagos. Com isso, o álbum já garantiu ao músico e ao próprio BitTorrent um retorno de quase dois milhões de dólares. Será que Thom Yorke está antecipando o futuro da indústria musical?