Em março de 2017, com a vitória da Zurich Airport, os moradores de Santa Catarina conheceram os planos para o novo aeroporto de Florianópolis, que começa a funcionar no dia 1° de outubro. Construído ao longo de 15 meses, o novo terminal tem capacidade para 8 milhões de passageiros ao ano, quatro vezes mais que a capacidade do prédio antigo, que operava acima do limite, com quase 4 milhões de passageiros/ano. Juntos, o novo terminal e o Boulevard 14/32, que funciona anexo a ele, somam investimentos de R$ 570 milhões.
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Outras melhorias, como uma pista auxiliar para os aviões, controle de acesso digitalizado, esteiras automatizadas para acelerar o despacho de bagagens, fingers para acesso às aeronaves, terraço panorâmico e estacionamento com 2,5 mil vagas — cinco vezes mais que o antigo — também fazem parte da estrutura.
O impacto econômico do novo aeroporto começa pela geração de emprego. Os pontos comerciais geraram cerca de 700 vagas de trabalho. Além disso, 50% das lojas pertencem a empresas catarinenses.
Como é o novo terminal
O prédio do novo terminal foi erguido em 15 meses e chegou a ter 1,3 mil operários trabalhando em três turnos. O espaço tem 49 mil metros quadrados e recebeu investimento de R$ 550 milhões. No interior do terminal, o primeiro saguão é destinado à área de check-in, com 44 guichês para atendimento. Este é o espaço em que haverá menos opções de comércio e alimentação. As malas despachadas sairão das esteiras e passarão por três níveis de inspeção.
Após a passagem pelo raio-x, as áreas de embarque se dividem entre domésticos e internacionais. São 13 portões de embarque, 10 fingers para levar os passageiros diretamente aos aviões e capacidade para 10 aeronaves estacionadas ao mesmo tempo em pontos para passageiros embarcarem. Ainda no espaço superior haverá um terraço com vista panorâmica para o pátio onde ficam as aeronaves.
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A arquitetura preservou espaços na área superior para entrada de luz natural. O acabamento de madeira recebeu, em alguns espaços, tons de marrom, em referência ao aço da Ponte Hercílio Luz, e variações de amarelo, como alusão ao pôr do sol e à areia das praias da Capital.
O piso inferior é destinado ao desembarque e contará com oito esteiras para restituição de bagagem. Ao lado da pista, uma via extra, chamada de taxiway, foi construída para que as aeronaves possam taxiar em direção ao terminal liberando a pista principal para outros aviões. Isso aumenta a capacidade da estrutura de receber voos.
O terminal atual recebe cerca de 4 milhões de passageiros ao ano, mais do que a capacidade instalada, e tem uma média de 10 mil passageiros/dia. Na alta temporada, chega a receber 120 voos ao dia. A expectativa após a inauguração do novo aeroporto é trabalhar com o governo do Estado para oferecer melhores condições e atrair mais companhias aéreas.
A argentina Flybondi, que esta semana anunciou voos entre Buenos Aires e Florianópolis a partir de dezembro, é a primeira de um movimento que a Floripa Airport espera que aumente com ações de incentivo.
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De onde vêm e para onde vão os passageiros
Foram mais de 30 mil pousos e decolagens no aeroporto de Florianópolis em 2018. São Paulo e Rio de Janeiro lideram a preferência dos passageiros. Somente o Aeroporto Internacional de Guarulhos é responsável por quase um terço das viagens. Entre os voos internacionais, Argentina é o destino mais frequente, seguida pelo Chile, Uruguai e Paraguai. Veja nos mapas o detalhamento dos dados, com o número de voos para cada aeroporto.
10 curiosidades sobre o aeroporto:
1 – O primeiro voo no terminal a ser inaugurado vai seguir para Guarulhos (SP) às 4h do dia 1º de outubro. Neste sábado, há passagens disponíveis a partir de R$ 127. Após a última viagem no terminal antigo, por volta de meia-noite, uma força-tarefa será realizada durante parte da madrugada para que a nova estrutura esteja operante para o voo inaugural.
2 – Apesar de ser um novo terminal, o nome Aeroporto Internacional Hercílio Luz será mantido.
3 – Um estudo deverá apontar uma nova função para o prédio antigo que, por enquanto, será utilizado para operações de carga.
4 – O novo terminal de passageiros terá um terraço panorâmico para que os visitantes possam ver, de um ponto privilegiado, o pouso e decolagens dos aviões. Será o primeiro aeroporto no país a ter um espaço como esse – sem precisar ficar se amontoando, como acontece hoje na estrutura antiga.
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5 – Um dos portões do terminal novo será reversível. Ele fica na área do embarque para embarques domésticos. Porém, há a possibilidade de ser utilizado também para rotas internacionais, de acordo com a necessidade. Serão dois portões exclusivos para os trajetos internacionais.
6 – Uma das novidades é a presença de dez fingers, que ligam diretamente o terminal de embarque à aeronave, sem necessidade de ir na chuva ou subir pelas escadas móveis. O chão dessas pontes será vermelho, como se um tapete fosse estendido para o passageiro. Porém, há 13 portões no terminal, então nem todos terão esses acessos.
7 – A capacidade prevista era de 2 milhões, porém o número já supera algo em torno de 4 milhões de passageiros ao ano no atual aeroporto de Florianópolis. Já o novo terminal poderá receber até 8 milhões de pessoas por ano, em sua área de 49 mil m².
8 – No complexo, haverá uma área chamada de "pocket park" – um parque com um pequeno lago. Uma chance para conhecê-lo será no dia 29, dia de Portões Abertos para conhecer o novo aeroporto, com show gratuito do Dazaranha, juntamente com a Camerata Florianópolis, que executará o Hino Nacional Brasileiro.
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9 – O aeroporto terá a primeira loja no Sul do país da famosa rede mundial de cafeterias Starbucks. Ela estará em outros dois pontos dentro do terminal.
10 – A Floripa Airport é a empresa que possui a concessão pelos próximos 30 anos.
Dois dias de inauguração
A inauguração do novo terminal de passageiros do aeroporto terá dois dias de atividades. A operação de chegada e partida dos voos no novo espaço começa na terça-feira, dia 1º, mas o clima de comemoração começa antes, já no fim de semana.
No sábado, a cerimônia de inauguração é para autoridades e convidados da Floripa Airport, empresa que administra o aeroporto de Florianópolis desde o ano passado. O governador Carlos Moisés da Silva é esperado para a solenidade, que deve reunir cerca de 500 pessoas. O presidente Jair Bolsonaro também foi convidado, mas restrições médicas devem impedir a vinda.
As autoridades farão uma visita ao novo terminal e ao Boulevard 14/32 e, em seguida, participam do ato de inauguração, com apresentações artísticas.
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Já no domingo, o aeroporto será aberto para a população conhecer as novas instalações no bairro Tapera, no Sul da Ilha. A partir das 13h, o público poderá visitar as áreas de check-in, canal de inspeção, embarque e desembarque de passageiros do novo terminal.
A festa de inauguração terá também atrações artísticas, com shows, números circenses, de teatro e de dança.
Entre os destaques está o show internacional da musicista da Suíça, país de origem do grupo Zurich Airport, a qual pertence a Floripa Airport, concessionária do aeroporto da Capital. A instrumentista Eliana Burki faz uma releitura pop do tradicional instrumento suíço alphorn. O encerramento terá sotaque manezinho, com a apresentação da banda Dazaranha e da Camerata Florianópolis.
O evento é gratuito, mas a entrada só será permitida para quem tiver os ingressos, que se esgotaram em menos de 24 horas após a empresa abrir inscrição pela internet para interessados. A expectativa da empresa é receber cerca de 4 mil pessoas.
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No domingo, o estacionamento do novo aeroporto, que terá 2,5 mil vagas, estará aberto com um preço único de R$ 10. Quando entrar em operação, o estacionamento vai custar R$ 12 por um período de até quatro horas e R$ 25 a diária. Confira a programação completa de inauguração do aeroporto aqui.
De Starbucks a supermercado: opções dentro do terminal
Uma das apostas para o novo terminal de passageiros do aeroporto de Florianópolis é o conceito do um lugar de destino, capaz de atrair pessoas para passar horas de lazer, e não apenas de passagem de quem está de chegada ou de partida da Capital. A intenção é da Floripa Airport, empresa que administra o aeroporto desde o ano passado.
Parte fundamental desse conceito reside nas lojas e estabelecimentos que vão se instalar nos espaços do novo terminal. São 36 marcas distribuídas em 62 espaços comerciais nas áreas de embarque, desembarque, saguão de check-in e no Boulevard 14/32 – espaço para gastronomia, lazer e eventos construído em frente à entrada do terminal justamente para buscar atrair o público para o espaço.
Entre as lojas, a principal aposta como chamariz é a cafeteria Starbucks, que terá no aeroporto de Florianópolis a primeira unidade fora do eixo-Rio São Paulo. A rede estará presente em três pontos diferentes do aeroporto, incluindo o Boulevard 14/32.
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As opções de alimentação e compras no novo terminal vão além do glamour da cafeteria que escreve o nome do cliente nos copos das bebidas. Cucas, comida árabe, poke, pizza, hambúrgueres e alimentação saudável compõem o cardápio dos diferentes estabelecimentos.
Um supermercado compacto da rede Imperatriz também será aberto no Boulevard 14/32, com itens básicos como frutas prontas para consumo, bebidas geladas, área de padaria e quiosque com comida japonesa.
Veja a lista completa de lojas que estarão instaladas no novo terminal.
Como chegar ao novo aeroporto
A Floripa Airport divulgou detalhes de como vai funcionar o acesso de veículos ao novo aeroporto de Florianópolis. Segundo a concessionária do espaço, o modelo é diferente de outros e foi trazido de aeroportos internacionais. Uma das novidades é o fato de todos que forem acessar o terminal terem que passar por uma cancela. Quem for apenas deixar um passageiro terá 10 minutos para embarque e desembarque – depois disso, será cobrado um valor de R$ 20 a cada 10 minutos a mais.
Segundo a administração do aeroporto, o tempo é suficiente para o uso do meio-fio e das áreas de espera, e vai permitir que a via seja usada como local de embarque e desembarque de passageiros e visitantes, e não de estacionamento. Os passageiros que forem deixados de carro no meio-fio desembarcarão em frente ao Boulevard 14/32 e passarão por esse espaço para então chegar ao terminal de passageiros.
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Outro aspecto que chama a atenção é que não haverá vagas de espera no meio-fio para motoristas de aplicativo. Esses profissionais precisarão passar pela cancela, pegar ou deixar o passageiro e sair dentro dos 10 minutos, como os demais carros, para não precisarem pagar o valor de R$ 20 para cada 10 minutos adicionais.
Confira abaixo detalhes de como vai funcionar:
– Haverá cancelas para todos na entrada e saída do novo aeroporto;
– O visitante poderá optar por ir para o estacionamento pago ou seguir para a via do meio-fio. Nessa pista, ele terá 10 minutos para embarque e desembarque;
– Se ultrapassar os 10 minutos, serão cobrados R$ 20 a cada 10 minutos a mais;
– Apenas táxis credenciados do aeroporto (10 vagas) e vans de locadoras (4 vagas) poderão ter carros estacionados no meio-fio;
– As vans e ônibus de turismo têm uma área de espera ao lado direito da entrada do terminal, com tempo de espera de 30 minutos. Após este período, serão cobrados R$ 20 a cada 15 minutos;
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– Não há vagas de espera no meio-fio para motoristas de aplicativo. Poderão ter vagas de espera para os aplicativos que, eventualmente, venham a ser credenciados no aeroporto;
– O viaduto que dá acesso à entrada do saguão será destinado somente para situações emergenciais e para veículos autorizados pelo aeroporto;
– O estacionamento terá o preço de R$ 12 na primeira hora, com as três horas seguintes grátis. Da 5ª até a 24ª hora, o valor único será de R$ 25. A diária também é de R$ 25. Mensalistas pagam R$ 250 ao mês.
Linhas de ônibus
A prefeitura de Florianópolis definiu as linhas de ônibus que vão passar pelo novo terminal do aeroporto da cidade, que entra em operação no dia 1º de outubro. A lista inicial não incluía nenhuma linha direta para o terminal, o que provocou reclamações. Com isso, a prefeitura decidiu estabelecer uma conexão direta, sem precisar trocar de ônibus. O chefe de gabinete do prefeito, Gean Loureiro, Bruno Oliveira, informou ao colunista Ânderson Silva que a Secretaria de Mobilidade Urbana já havia projetado o trecho para depois da abertura do novo terminal, com base na demanda.
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No entanto, Gean pediu que seja instalada a linha já a partir da próxima terça-feira, quando o aeroporto passa a funcionar no novo endereço. O ônibus se chamará Ticen-Aeroporto, com custo da passagem de R$ 4,40 no dinheiro e R$ 4,18 no cartão. A frequência de tempo será de 30 em 30 minutos, com possibilidade de mudança conforme a demanda, segundo a prefeitura.
Além disso, duas linhas vão incluir o novo aeroporto no itinerário: a 468, Tirio – Aeroporto, e a 477, Tapera-Aeroporto-Carianos. Esta última linha é circular. Os novos itinerários entram em funcionamento também em 1º de outubro.
A primeira delas, 468, tem como ponto de partida o Terminal de Integração do Rio Tavares (Tirio) até o novo aeroporto. Já a segunda linha, 477, parte do Carianos em direção ao local em que os passageiros farão embarque e desembarque a partir do próximo mês. Confira a lista completa de ônibus que levam ao terminal.
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