O Comitê Aeroporto 20 de Setembro confirmou nesta segunda-feira, no Palácio Piratini, que a área em que será construído o empreendimento ficará no limite entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão, na Região Metropolitana. Ao redefinir o traçado das pistas do novo aeroporto, o governo estadual encerra um impasse com a Aeronáutica, que alegava problemas de tráfego aéreo na região do V Comando Aéreo Regional (V Comar), em Canoas, e junto ao Aeroporto Salgado Filho. A decisão vai permitir que o Executivo dê continuidade aos projetos que envolvem a obra.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Governo anuncia estudo para construção de aeroporto em Nova Santa Rita
Tarso cria comitê para avaliar projeto de novo aeroporto na Grande Porto Alegre
O governador Tarso Genro reiterou a disposição do Executivo em atender às demandas da região que envolvem a construção do aeroporto. Presidente do Grupo de Trabalho do Executivo pró-Aeroporto 20 de Setembro, o secretário de Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira, afirmou que a definição do local vai permitir que o governo avance nas negociações a respeito do modelo de construção:
Continua depois da publicidade
– É uma grande notícia, porque permite que nós continuemos as tratativas, especialmente com a União e a iniciativa privada, para encontrar maneiras de viabilizar o aeroporto.
Caleb explicou que a ideia é contar com duas pistas que permitam aterrissagens e decolagens simultâneas e um terminal de passageiros que atendam o padrão internacional. O secretário destacou que a área do aeroporto – 1,7 mil hectares – vai possibilitar a ampliação do número de pistas.
– Não adianta fazermos um aeroporto de primeira linha neste momento se depois, como acontece com o Salgado Filho, não tiver área que se permita construir uma nova pista ou um novo terminal – afirmou.
Sobre a modelagem econômica, Caleb afirmou que o objetivo é tratar de possíveis empreendedores e fontes de financiamento durante missão do governo estadual à China, que está prevista para este ano.
Continua depois da publicidade
Diretor do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP), Roberto Carvalho Netto apresentou o projeto no Palácio Piratini:
– Hoje nós tivemos não só a localização definida, como também definimos a orientação das pistas.
O modelo adotado para a construção do aeroporto na Região Metropolitana tem como referência o aeroporto de Atlanta, nos Estados Unidos, um dos mais movimentados do mundo com 90 milhões de passageiros por ano.
– Dentro dessa política adotada pela setor aeroportuário do Estado, de nos planejarmos para o futuro, não podemos fazer obras apertadas , pois daqui a dois ou três anos se conclui que é insuficiente e não tem para onde ir – comentou.
Continua depois da publicidade
Carvalho Netto afirmou que a localização do novo aeroporto é uma das vantagens do projeto. Além de ressaltar que a região estará cercada por quatro rodovias, ele comparou a instalação do aeroporto gaúcho ao de Heathrow, em Londres, que fica a 60 quilômetros do centro da cidade.
– Está próximo das cidades da Região Metropolitana, próximo inclusive de Porto Alegre, via BR-448, e ao mesmo tempo em uma área com pouca densidade populacional, que nos permite fazer uma obra dessas – justificou.