Lançado há 11 meses na Europa, o novo 208 da Peugeot começará a ser vendido neste sábado no Brasil. Nesta manhã, o presidente da montadora francesa no Brasil, Frédéric Drouin, apresentou o novo modelo em Porto Alegre, destacando que o carro será muito importante na história da marca no Brasil.
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– É um produto que traz inovações e tecnologia, um carro completo com três anos de garantia e um pacote que inclui revisões e seguro mais baratos em relação a concorrentes do seu segmento. O Peugeot 208 custará de R$ 39,99 mil na versão Active 1.5 a R$ 54,69 mil na Griffe 1.6 com câmbio automático – ressaltou Drouin.
O 208 produzido em Porto Real (RJ) é o mesmo fabricado na Europa, somente adequado às características do país, com motores flex, e adaptado às condições das estradas nacionais. Os engenheiros brasileiros trabalharam juntos no desenvolvimento do veículo, que envolveu o trabalho local de 800 colaboradores durante três anos. A PSA Peugeot Citroën tem três centros de design: Paris, São Paulo e Xangai. O novo modelo chega para ser o carro-chefe, com a venda prevista de 2,5 mil a 3 mil unidades por mês e aumentar a participação da marca.
Em 2012, a Peugeot vendeu no país 72 mil veículos, volume que Drouin prevê chegar a 80 mil neste ano, com crescimento de 10%, enquanto a previsão de expansão do mercado deve ficar entre 2% a 3% no período. O 208 integra o programa de investimentos de R$ 3,7 bilhões anunciado em 2010 destinado a Brasil e Argentina. Uma das finalidades é a ampliação da capacidade do complexo de Porto Real de 150 mil para 220 mil veículos por ano. Também está previsto o lançamento do utilitário compacto esportivo 2008 no segundo semestre de 2014.
A ampliação das operações no Brasil e América do Sul faz parte do plano de internacionalização da Peugeot para blindar a marca diante das dificuldades do mercado europeu. Por lá, a venda despencou de 17 milhões ao ano para 12 milhões de veículos ao ano de 2008 a 2012. Também China e Rússia são alvos do interesse da Peugeot de crescer fora da Europa. Os dois países representaram em 2012 40% das vendas da marca e devem progressivamente aumentar a participação nesses mercados. Atualmente o Brasil representa 7% do total de veículos vendidos pela montadora francesa no mundo.
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