Santa Catarina terá um mês de novembro mais frio do que o normal. A previsão, divulgada pela Epagri/Ciram nesta quarta-feira (26), mostra ainda que o verão também deve ter temperaturas acima da média. Já em janeiro, a projeção é que haja chuva próxima da média climatológica em todo o Estado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
A primavera deste ano está sendo influenciada pelo fenômeno La Niña, o que eleva o risco de eventos extremos como temporais com raios, granizo e ventania, segundo o órgão estadual.
A previsão trimestral indicou também o volume de chuva que deve ser registrado em Santa Catarina. De acordo com a Epagri, novembro e dezembro devem ter chuva próxima da média climatológica na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. As outras regiões catarinenses devem ter chuva abaixo da média.
SC tem chance de neve e frio histórico em pleno novembro, diz Epagri/Ciram
Continua depois da publicidade
No mês de novembro a chuva diminui, quando comparada às precipitações de outubro, e a média mensal varia de 130 a 180 milímetros no Estado. Em dezembro a segunda quinzena deve ser mais chuvosa, especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal em dezembro e janeiro varia de 140 a 200 milímetros no Estado.
Novembro mais frio
De acordo com a previsão da Epagri, por causa de massas de ar frio, novembro deve ter temperatura abaixo da média climatológica em Santa Catarina. Deve ocorrer queda na temperatura no período noturno, com episódios isolados de formação de geada fraca ao amanhecer, principalmente nas áreas mais altas do Planalto Sul
Por causa do fenômeno La Niña, Santa Catarina deve ter dias com grande amplitude térmica, ou seja, tardes quentes seguidas de noites mais frias para a época do ano.
Segundo a Epagri/Ciram, em dezembro e janeiro a previsão é de temperatura próxima da média a acima, com massas de ar quente mais frequentes e com maior duração.
Continua depois da publicidade
Leia também
Cidade de SC tem um dos 35 bairros do Brasil que deram 100% de votos à Lula; veja lista
Catarinense quebra recorde brasileiro de maior distância livre voando de paramotor