Novembro nem acabou e já é o mês com mais casos confirmados de coronavírus em Blumenau desde o início da pandemia. Ao todo, só entre os dias 1º e 25, foram confirmados 7.599 testes positivos da Covid-19 na cidade — 17,3% a mais se comparamos com julho, quando 6.478 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Esse número negativo do 11º mês do ano é reflexo do segundo pico que o Médio Vale enfrenta.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
A tendência, conforme os dados divulgados pela Secretaria de Promoção da Saúde nos últimos dias, é de que o número de casos confirmados em novembro passe de 9 mil. Para isso, bastariam 280 novos diagnósticos a cada 24 horas até o fim do mês — sendo que hoje, conforme levantamento feito pelo Santa com base nas informações da prefeitura, a média móvel de novos casos é de 427,9, a segunda mais alta desde março.
Essa nova aceleração da pandemia, a alta taxa de transmissão do coronavírus e a ocupação dos leitos de UTI — 89,8% no Vale do Itajaí, segundo o Estado — motivaram o retorno do Médio Vale e do Alto Vale ao risco “gravíssimo” conforme a matriz de risco. Essa piora no quadro e involução para a cor vermelha motivam novas restrições, como a proibição de alguns eventos e atividades em parques aquáticos, por exemplo. Clique aqui e confira.
No último boletim divulgado pelo município, Blumenau já somava 23.194 casos positivos da Covid-19 desde março.
Continua depois da publicidade
Desses, 19.124 são considerados recuperados da doença (82,5%), com 3.886 pacientes em tratamento — segundo maior índice em nove meses. Ao todo, há 111 pessoas hospitalizadas na cidade — nem todas blumenauenses —, sendo 44 em UTIs e 67 em leitos de enfermaria.
Blumenau registrou até agora 184 mortes — quatro só ontem — o que representa uma taxa de letalidade de 0,79%.