Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma doença relativamente fácil de tratar quando descoberta nos estágios iniciais, mas que, por conta de tabus, ainda não é vista com a devida atenção.

Continua depois da publicidade

O câncer de próstata é uma das doenças mais comuns entre os homens. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada ano, há cerca de 65 mil casos no país a cada ano. Como a doença não apresenta sintomas na fase inicial, manter a rotina de exames — de toque retal e PSA (Antígeno Prostático Específico) — é fundamental para o diagnóstico.

Além dos exames, a adoção de hábitos saudáveis ​​é uma poderosa estratégia de prevenção, tanto para reduzir o risco de câncer, quanto para fortalecer o sistema imunológico, melhorando a saúde geral.

A importância dos bons hábitos ​​na prevenção do câncer de próstata

De acordo com o INCA, cerca de 30% dos casos de câncer podem ser evitados com mudanças no estilo de vida. No caso de câncer de próstata, manter hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada, prática regular de exercícios físicos e o gerenciamento do estresse, pode ter um impacto significativo na redução dos riscos.

Uma alimentação equilibrada é uma das principais aliadas na prevenção de cânceres e de outras doenças. Incluir frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais na dieta ajuda a fornecer nutrientes e antioxidantes que protegem as células do corpo. 

Continua depois da publicidade

Nos casos em que não seja possível ingerir diariamente a quantidade recomendada de vitaminas e minerais ou quando o organismo não consegue sintetizar / reter esses nutrientes, pode ser indicada uma suplementação, que garanta o aporte necessário de vitaminas e minerais para manter as funções do corpo.

Ao mesmo tempo, reduzir o consumo de gorduras, especialmente as de origem animal, é essencial, pois dietas ricas em gordura estão associadas ao aumento do risco de desenvolvimento de câncer. 

O consumo excessivo de carne vermelha e processada também deve ser moderado, nesse caso, as fontes de proteínas magras (como carnes brancas, clara de ovo e proteínas vegetais) são alternativas mais saudáveis.

Exercícios físicos e manutenção do peso trazem mais saúde ao organismo

A prática regular de exercícios físicos é outro fator importante e bastante recomendado para a prevenção do câncer de próstata e de diversas outras doenças crônicas. 

Continua depois da publicidade

De modo geral, a indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que se faça entre 150 e 300 minutos de atividade física por semana, com intensidade moderada a vigorosa. 

O tipo de exercício é indiferente, pode ser caminhada, natação ou musculação, ou, ainda, dança, ioga ou qualquer modalidade. O ideal é que se escolha uma atividade que seja, também, prazerosa, pois isso ajuda a manter a constância da prática.

Os exercícios físicos não apenas auxiliam no controle do peso, como também contribui para a redução da pressão arterial, melhoram os níveis de colesterol e fortalecem o sistema imunológico. 

Vale lembrar que a obesidade também é um fator de risco para o câncer de próstata, por isso, manter o peso adequado é uma medida preventiva importante.

Continua depois da publicidade

Controlar o estresse traz melhorias ao sistema imunológico

Além dos aspectos físicos, a saúde mental desempenha um papel vital na prevenção do câncer e de outras condições de saúde, nesse sentido, se faz necessário gerenciar o estresse.

O estresse é uma reação natural do organismo em casos de perigo, em que temos que nos manter em estado de alerta. O problema é que, quando o estresse se torna excessivo, pode causar danos no sistema imunológico, aumentando processos inflamatórios e prejudicando a capacidade do organismo de combater o avanço de doenças.. 

Para controlar o estresse, além da já citada prática de atividades físicas, é recomendado manter momentos de relaxamento. A prática de meditação e de respiração guiada pode ser uma boa aliada nesses momentos.

Do mesmo modo, é preciso gerenciar o tempo entre as obrigações e o lazer. Passar umas horas com familiares, amigos ou, ainda, com animais de estimação ajuda na regulação hormonal. 

Continua depois da publicidade

Atividades prazerosas estimulam a liberação de hormônios que trazem sensação de bem-estar e felicidade, como a oxitocina, a dopamina, a serotonina e as endorfinas.

Ter apoio social e buscar ajuda psicológica quando necessário são atitudes que podem fazer a diferença na qualidade de vida e na saúde como um todo.

Ginseng, a raiz que ajuda a gerenciar o estresse e ter mais disposição para as atividade físicas

O ginseng é usado há milhares de anos na medicina oriental e tem um papel importante na manutenção da saúde. Essa raiz contribui com o equilíbrio dos níveis de cortisol, os hormônios do estresse. Quando o cortisol está desregulado, há um maior risco de hipertensão, ansiedade e ganho de peso. 

Ao estabilizar a produção de hormônios, o ginseng ajuda o corpo a lidar melhor com situações estressantes e a evitar os efeitos específicos do estresse específico

Continua depois da publicidade

O ginseng também é conhecido por aumentar a energia e a vitalidade. Suas propriedades estimulantes promovem mais disposição, melhorando o vigor físico e mental, contribuindo para o aumento da resistência.

Nos homens, essa resistência extra auxilia na manutenção de uma rotina de exercícios, e no fortalecimento do sistema cardiovascular e do sistema imunológico, ajudando na prevenção de doenças como o câncer de próstata, e melhorando a saúde geral.

Quebrando o preconceito com os exames preventivos

Com o diagnóstico precoce, a taxa de cura do câncer de próstata chega a mais de 90%, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia. Por isso, a campanha Novembro Azul foca, também, em desmistificar os exames de toque e o PSA, reforçando que cuidar da saúde é uma demonstração de coragem e responsabilidade, não apenas consigo, mas também com as pessoas queridas. 

Construa bons hábitos e ganhe mais saúde e qualidade de vida. Saiba mais em www.gerovital.com.br!

GEROVITAL® é indicado na prevenção e recuperação em casos de fadiga física e mental, atuando como adaptógeno. É indicado também na suplementação de vitaminas e minerais, nos casos em que existe a ingestão inadequada destas substâncias, devido a distúrbios gastrintestinais ou durante o período de convalescença pós-operatório. É contraindicado a pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, não apresentando outra contraindicação quando administrado de acordo com o recomendado. 

Continua depois da publicidade

NÃO USE ESSE MEDICAMENTO EM CASO DE DOENÇA GRAVE DOS RINS.

Reg M.S Nº 1.0235.0339. GEROVITAL ® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. SAC 0800 0191914 www.ems.com.br. Agosto 2024