O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, garantiu que todos os jogos do Gauchão de 2009 serão disputados em campos com um gramado em boas condições. Na noite desta sexta em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, o dirigente anunciou que a FGF fez uma parceria com uma engenheira especializada na área.

Continua depois da publicidade

Maristela Kuhn, que cuida da manutenção da grama dos estádios Beira-Rio, Olímpico, Alfredo Jaconi e Centenário, realizou o acompanhamento dos gramados das praças de todos os participantes da primeira divisão regional. O Passo D’Areia, do São José-PA, foi o primeiro a ser submetido a reforma, e Novelletto elogiou os resultados.

– Eu próprio não acreditei no que vi no Passo D’Areia depois do trabalho desta senhora e sua equipe. Existe uma máquina, que só tem no Beira-Rio e no Olímpico, que faz uns furos, chama-se descompactar. Ela também absorve a umidade e o adubo. Então em 10 dias com o gramado parado, você não acredita na transformação com esta técnica – explicou Novelletto.

O presidente da FGF garantiu o sucesso da fórmula de disputa do Gauchão, baseada no Campeonato Carioca. A diferença em relação à competição no Rio de Janeiro é que se classificam quatro times de cada chave para o mata-mata.

– Os times vão com chances reais de classificação até a penúltima ou última rodada. Teremos muita emoção – garantiu Novelletto.

Continua depois da publicidade

O único clássico Gre-Nal da primeira fase será realizado no dia 8 de fevereiro no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim. O presidente da FGF justificou a escolha do campo neutro ressaltando a importância que o jogo poderá ter para a definição dos classificados.

– É um jogo que pode decidir o campeonato – explicou.

Eleições no Inter

Além de presidente da FGF, Novelletto também é conselheiro do Inter. E ele abriu voto para a Chapa 1, encabeçada por Vitório Piffero e Pedro Affatato, e que terá Fernando Carvalho como vice-presidente de futebol.

– Acho que tem de continuar, claro que com o Fernando Carvalho dando aquela força, aquele apoio. O Inter nunca em sua história ganhou tantos títulos como com esta direção – justificou.