Cerca de dez homens armados do Talibã atacaram nesta quinta-feira um complexo de casas policiais no Paquistão, matando nove agentes e ferindo outros oito. O chefe policial da província de Punjab, Habibur Rehman disse que os policiais foram atacados em Lahore, a Capital da província de Punjab. Os agentes mortos recebiam treinamento para trabalhar como guardas carcerários.
Continua depois da publicidade
Um porta voz talibã paquistanês, Ahsanula Ahsan atribuiu o ataque ao seu grupo, alegando de que se tratava de uma represália pelos atos de tortura que a polícia cometeria a seus combatentes na prisão. Ele falou com “The Associated Press” pelo telefone.
Um dos policiais feridos, Shafqat Imran, que deu depoimento em uma cama de hospital, relatou que de oito a 10 homens armados e encapuzados entraram no complexo habitacional e começaram a disparar para todos os lados. Teriam gritado:
– Deus é grande.
Os militares paquistaneses lançaram uma intensa ofensiva contra os talibãs no Valle Swat, na província de Khyber Pakhtunkhwa em 2009, e muitos militantes foram capturados e presos. A polícia disse que suspeita que os atacantes são os mesmos que mataram a sete soldados e um policial em um acampamento militar na segunda-feira a 160 quilômetros do Noroeste de Lahore. Os talibãs paquistaneses também se atribuem esse ataque.
Continua depois da publicidade
Os talibãs paquistaneses têm se insurgido contra o governo nos anos recentes, exigindo corte nas relações com Estados Unidos e estabelecimento da lei islâmica em todo país. Os militantes teriam assassinado a milhares de soldados, policiais e civis em seus ataques.