Nove mil litros de óleo foram retirados do rio onde dois jacarés foram encontrados mortos, em Florianópolis. O trabalho de limpeza do local ainda retirou quatro toneladas de resíduos sólidos do canal.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) informou que o material coletado da água será analisado e comparado com outras amostras colhidas ao longo do canal, localizado no bairro do Itacorubi. Segundo o órgão, isso ajudará a identificar o local de origem do vazamento do líquido. Já o destino dos resíduos sólidos será um aterro especializado.
A limpeza da água foi iniciada na última terça-feira (6), quando uma contenção também foi instalada no canal para evitar o avanço do óleo para o mangue e para o mar. O produto encontrado na água ainda terá a composição analisada pois, de acordo com o IMA, ainda não é possível afirmar que trata-se de diesel.
O IMA ressalta também que a população sempre deve informar aos órgãos responsáveis qualquer alteração percebida no meio ambiente. — Quando alguem avistar um acidente, é importantíssimo comunicar diretamente às autoridades. Caso não saiba qual órgão comunicar, é possível discar 190 — comunicou a assessoria.
Continua depois da publicidade
> Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
Análise de jacarés mortos
Uma das carcaças dos jacarés encontrados no Itacorubi foi recolhida para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e está acondicionada em um freezer. O material será analisado por peritos do Instituto geral de Perícias (IGP) nesta sexta-feira (12).
Segundo o IMA, serão analisados os aspectos externos e internos da carcaça, com registros fotográficos e coleta de material para análise em um laboratório especializado. O órgão informou que o laudo de necrópsia pode levar até 30 dias para ser emitido e pode não ser conclusivo.
Leia também
Jararaca entra em galinheiro e produtor é quase picado em Jaraguá do Sul
Cachorra leva quatro tiros em Itajaí, sobrevive e precisa de ajuda para tratamento
Florianópolis é a capital com o maior percentual da população imunizada do país