Pelo menos nove migrantes sírios morreram no naufrágio de duas embarcações que haviam partido da cidade turca de Bodrum e tentavam chegar à ilha grega de Kos. O acidente ocorreu nesta quarta-feira, na costa da Turquia.
Continua depois da publicidade
O primeiro barco, que transportava 16 pessoas, afundou em águas internacionais, segundo uma fonte da Guarda Costeira turca que pediu anonimato. A imagem de um policial turco carregando o corpo de uma criança, uma das nove vítimas do naufrágio, circulou entre os veículos de imprensa do mundo todo e virou símbolo do drama dos refugiados que tentam chegar à Europa a todo o custo.
Cerca de 3 mil migrantes resgatados pela Itália em um dia no mar
Mais de 4 mil migrantes chegam ao porto de Atenas
Ao ouvir os gritos dos náufragos, os agentes turcos atuaram rapidamente e conseguiram salvar três pessoas, mas também retiraram sete corpos da água. Outros seis passageiros estão desaparecidos.
Continua depois da publicidade
No segundo barco estavam seis sírios que também tinham Kos como destino, mas a embarcação afundou perto de Bodrum. Duas pessoas foram resgatadas, duas morreram e outras duas estão desaparecidas.
Entenda a crise de migrantes e refugiados na Europa
Nesta quarta, a Guarda Costeira italiana resgatou 3 mil migrantes. Entre os resgatados estão 113 crianças, a maioria proveniente da Eritreia.
Há vários meses, pessoas procedentes da Síria, Afeganistão ou África tentam cruzar o mar Egeu para chegar às ilhas gregas, uma porta de entrada para a União Europeia (UE).
* AFP