Oito integrantes de uma organização criminosa foram presos na manhã desta terça-feira (11), durante operação da Polícia Civil de Santa Catarina. Até o momento, as prisões foram realizadas em Araquari, Guaramirim, São José, Itajaí, Blumenau, São Pedro de Âlcantara, Palhoça e Porto Velho (RO).
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
De acordo com o delegado da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), Antônio Joca, o grupo está sendo investigado por participação em organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Um dos suspeitos, inclusive, foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Com ele, a Polícia Civil apreendeu R$ 30 mil em espécie, anotações e substâncias ilícitas.
Ao todo, a operação tem 22 pessoas como alvos, sendo 13 com mandados de busca e apreensão e nove com mandados de prisões preventivas. Todos são suspeitos de atuarem como lideranças de uma organização criminosa de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Advogado preso
Conforme noticiado com exclusividade pelo colunista Ânderson Silva, da NSC, as investigações têm como alvo, entre outros investigados, dois advogados do estado. Um deles já foi preso e outro segue foragido.
Segundo as investigações, os dois seriam os responsáveis por repassar informações de membros da facção que estão dentro do sistema prisional para quem está fora das cadeias. Além dos advogados, a Deic também procura por integrantes da facção.
Uma das presas é a esposa de um dos líderes do grupo criminoso que está detido na penitenciária Federal de Porto Velho (RO). Ela também seria um dos elos das ordens dadas pelo presos para os membros da facção que estão nas ruas.
Leia também
Novo convênio de Joinville com hospital prevê até R$ 313 milhões em cinco anos
Padrasto é condenado a 31 anos de prisão por estuprar enteada em Joinville
Paratleta de Joinville conquista duas medalhas de ouro em campeonato internacional no Peru