Nove comerciantes informais da região central de Joinville tiveram seus produtos apreendidos durante uma ação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) na manhã desta segunda-feira (23). Operação contou com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

> Esposa do capitão do JEC Futsal morre por Covid-19, aos 37 anos

Entre os produtos apreendidos durante a ação, que se concentrou na região do Terminal Central e rua do Príncipe, estão chips de operadoras de telefonia, roupas, tênis, panos de prato, temperos culinários e grãos. 

Além de roupas e sapatos, alimentos também foram apreendidos na ação coordenada pela Sama
Além de roupas e sapatos, alimentos também foram apreendidos na ação coordenada pela Sama (Foto: Centro dos Direitos Humanos Maria da Graça Braz/Divulgação )

Os proprietários de materiais recolhidos têm prazo de 24 horas para solicitar o resgate de produtos perecíveis. Já para itens não perecíveis, o prazo é de 30 dias.

Continua depois da publicidade

Ação de conscientização

A prefeitura do município afirma que, antes desta fiscalização, no mês de julho, uma equipe da Secretaria de Assistência Social realizou orientação às pessoas que trabalham com comércio ambulante.

Para exercer a atividade, conforme a Lei Complementar nº 84/2000, é necessário fazer a solicitação na Unidade de Concessão e Permissões da Sama e seguir as normas vigentes no Código de Posturas de Joinville.

Além disso, segundo o município, os comerciantes foram orientados sobre como fazer a solicitação e sobre os atendimentos disponíveis no Centro de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat) e Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de cada território.

Leia também

Joinville tem 15 mil estudantes de volta ao ensino 100% presencial; veja como foi o retorno

Continua depois da publicidade

Vereador de Joinville faz pedido de liberação parcial de torcida na Arena