Nove brasileiros vão tentar manter a hegemonia de títulos no Reef Classic 2005, evento válido pela 36ª etapa do World Qualifying Series (WQS), a divisão de acesso à elite do surfe mundial, na praia de Maresias, em São Sebastião (SP).
Continua depois da publicidade
Além dos brazucas, estão no páreo quatro australianos, dois sul-africanos e um norte-americano. Todos avançaram às quartas-de-final, que serão disputas neste domingo, dia 23, quando acontece a decisão do campeonato. A programação começa às 7h e a grande final está prevista para 10h30min, com transmissão ao vivo do canal Sportv.
Nas sete edições anteriores, apenas o francês Mikael Picon conseguiu vencer quando o campeonato ainda era realizado na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC). No ano passado, o sul-africano Greg Emslie chegou perto do caneco, mas o título em Torres (RS) ficou com o paranaense Jihad Kohdr, que segue na briga pelo título deste ano em Maresias.
Além dele, os outros brasileiros que seguem vivos na disputa são o cearense Dunga Neto, o alagoano Marcondes Rocha, o catarinense Pedro Norberto, o gaúcho Daison Pereira, o paulista Andrew Serrano e os cariocas Raoni Monteiro, Pedro Henrique e Leonardo Neves.
Neste sábado, Pedro Henrique conseguiu a segunda maior pontuação do dia, com 17,16 pontos de 20 possíveis. A marca só foi superada pelo sul-africano Travis Logie, que totalizou 17,20 pontos em suas duas melhores ondas.
Continua depois da publicidade
Apesar das difíceis condições do mar, os surfistas se superaram com grandes apresentações no sábado nublado e com chuva em Maresias. Prevista para ser iniciada às 8h, a competição só começou às 10h30min em ondinhas de no máximo meio metro de altura e séries bastante demoradas, que obrigaram os organizadores a aumentar o tempo das baterias para 30 minutos.