Uma das formas mais simples de tentar garantir a própria segurança no trânsito é atravessar a rua na faixa de segurança. Mas mesmo a ação mais simples no trânsito – cruzar a via de um lado para o outro – pode se transformar num acidente grave se não houver atenção de todos os lados. Em 2013 houve 205 atropelamentos em Blumenau e nove pessoas morreram. Em 2014 já foram 53 choques entre veículos e pedestres e duas mortes.

Continua depois da publicidade

A faixa, apesar de ser a principal ferramenta de segurança para o pedestre, ainda causa dúvidas e provoca discussões sobre o comportamento adequado de cada elemento do trânsito em relação à ela. Não à toa é o foco da campanha de humanização do trânsito do Seterb durante o Maio Amarelo, onde um cãozinho mostra a importância de usar e respeitar a faixa de segurança. O Santa conversou com o professor de Planejamento Urbano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Furb Luiz Alberto de Souza que apontou algumas atitudes inseguras de motoristas, pedestres e poder público.

_ Todas as atitudes de segurança são importantes, existe regulamentação sobre como os pedestres e motoristas devem se comportar com relação às faixas, mas tem um componente importante que é a educação no trânsito. No Brasil nós ainda não adquirimos essa cultura de repeito às normas para que se possa diminuir esses números (de acidentes) _ afirma.

>>> Confira alguns problemas no trânsito causados pelas três partes envolvidas:

Continua depois da publicidade