O primeiro semestre de mandato mal chegou ao fim, mas o vereador Maycon César (PR), estreante em um cargo público, já acumula confusões suficientes para ser tratado como veterano da Câmara de Vereadores de Joinville.

Continua depois da publicidade

No pouco tempo no cargo, ele já foi da base governista para a oposição, derrubou o presidente do PR de Joinville e assumiu a presidência da sigla para alguns meses depois ser destituído. Foi um dos principais opositores ao projeto de cobrança de impostos municipais em cartório, e, de quebra, chegou a ser ameaçado de ser ser analisado pelo Conselho de Ética. Nos últimos dias, apresentou ao Ministério Público uma denúncia com supostas irregularidades na licitação da iluminação pública nos governos Tebaldi e Carlito.

Desafetos crescentes

Neste período, acumulou inimizades, como o prefeito de Joinville, Udo Döhler (PMDB); o presidente do PR-SC, Jorginho Mello; o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, João Carlos Gonçalves (PMDB), e o vereador Maurício Peixer (PSDB).

Para o prefeito Udo Döhler, o problema do parlamentar é o de querer fazer oposição sem motivos.

Continua depois da publicidade

– Esse tipo de atitude dele de fazer oposição por oposição é de quem conspira contra os interesses da cidade – argumenta Udo.

– Com João Carlos Gonçalves, a discussão quase toma contornos pessoais. Os dois já se estranharam a ponto de o presidente da Casa dizer que César não quer legislar.

– Ele só quer emperrar as coisas. Entendemos que é jovem, mas não dá para sair fazendo tudo de qualquer vez – diz João Carlos.

Sem se incomodar com os atritos que teve, o parlamentar diz que pretende manter seu posicionamento.

– Acredito que o problema deles comigo é que sou jovem e não aceito fazer o que querem. Vou incomodar e discutir tudo, da forma que der. As coisas têm que ser diferentes – rebate Maycon César.

Continua depois da publicidade

Confira, abaixo, entrevista com o parlamentar:

“Vou continuar criticando o que acho errado”

A Notícia – O senhor também entende que está criando confusões?

Maycon César – Não vejo desta forma. Sei que estou tendo vários problemas, mas vou fazer política do jeito que acho certo. Acho que os outros vereadores e políticos em geral ficaram confortáveis em me chamar de novo, que não sabe e tentam diminuir meu papel por aí. Mas vou continuar criticando o que acho errado. Quero ficar do lado da população. Se estou incomodando tanto, algo certo devo estar fazendo.

AN – Esse relacionamento ruim com outros políticos não vai atrapalhar seu trabalho?

Maycon – Claro que atrapalha. Tem projeto meu que fica sem ser analisado, que demora para receber parecer, discussão que acontece sem eu saber, como foi o caso dos flanelinhas. Mas é o preço para pagar. Não me importo em me envolver em briga. Se esse é o preço, vou continuar topando.

AN – Com quem seu relacionamento é pior: Udo, Jorginho ou João Carlos?

Maycon – Não tenho relacionamento ruim com nenhum deles. Falo com todos. O problema é que o Udo nunca quer me ouvir e que o João Carlos quer me mandar para a Comissão de Ética sem razão nenhuma. Não tenho problema com eles.