A partir da próxima semana, deve começar a pintura de novas vagas de estacionamento no Centro de Jaraguá do Sul. A empresa que fará o serviço, a Mori Sinalizações (São José), foi licitada na quarta-feira e nos próximos dias deve ser assinada a ordem de serviço. Pedidas há meses pelos comerciantes, as vagas são comemoradas como uma possibilidade de atrair clientes para os estabelecimentos.
Continua depois da publicidade
:: Confira outras notícias de Jaraguá do Sul e região ::
Segundo o diretor de Trânsito da Prefeitura, Rogério Luiz Kumlehn, foram licitados 64 mil metros quadrados de pintura viária, que incluem outros tipos de demarcações. O diretor ainda não sabe precisar quantas vagas serão criadas, já que o número exato depende das entradas para estacionamentos e outros aspectos de cada via. Sabe-se, porém, que algumas ruas centrais, atualmente utilizadas por quem deseja escapar da cobrança do estacionamento rotativo, passarão a ser cobradas. Entre elas está o trecho final da João Marcatto, parte da Domingos Rodrigues da Nova e da Rio Branco, ambas entre a Reinoldo Rau e a Ferdinando Pradi. A rua João Pícoli também deve ter o trecho cobrado.
Continua depois da publicidade
– Será melhor. Tem clientes que reclamam que não vêm à loja, pois não conseguem um local para estacionar _ conta a vendedora Camila Pereira, da Tarsila Complementos, na rua João Marcatto.
Assim como ela, outros comerciantes da via estão satisfeitos com a medida. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) também compactua e defende a ideia.
– Esta reivindicação vem do ano passado, quando perdemos vagas por causa da construção da ciclofaixas no Centro. Na época, comerciantes relataram perdas de até 20% _ conta o presidente Eduardo Schiewe.
A cobrança em ruas laterais deve sanar um dos principais problemas dos comerciantes: carros de funcionários e trabalhadores, que ficam estacionados durante muitas horas e impedem o acesso de clientes às lojas.
Continua depois da publicidade
Prioridade para ônibus
Outra alteração prevista, porém, não deve favorecer os comerciantes. Na rua Presidente Epitácio Pessoa, todas as vagas de estacionamentos entre a ponte Abdon Batista e a rua Filipe Schmidt serão retiradas. A medida será tomada para criar um corredor prioritário de transporte coletivo, permitindo acesso ao terminal urbano do Centro.
A via será interligada às ruas Bernardo Dornbusch, que está em fase de conclusão, e à Waldemar Grubba, criando um anel viário para o transporte coletivo. O diretor de Trânsito Kumlehn ressalta, porém, que a medida vale apenas durante o dia: à noite será permitido que os carro estacionem no local.