A isenção de impostos federais para compras internacionais online de até 50 dólares entra em vigor nesta terça-feira (1º). A medida, que foi anunciada em junho pelo Ministério da Fazenda, vale para empresas que entrarem em um programa da Receita para recolher tributos estaduais.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A página de comércio eletrônico que aderir ao programa da Receita, chamado de Remessa Conforme, também terá acesso a uma declaração antecipada que permitirá o ingresso mais rápido da mercadoria no país.
Caso as empresas não ingressem no programa, haverá cobrança de alíquota de 60% de Imposto de Importação, como ocorre com as compras acima de US$ 50.
A isenção para compras até US$ 50 será apenas para tributos federais. Todas as encomendas de empresas para pessoas físicas que aderirem ao Remessa Conforme pagarão 17% de Imposto sobre Comércio de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo arrecadado pelos estados.
Continua depois da publicidade
A expectativa do governo é que as novas regras mitiguem a sonegação de impostos. Assim, empresas que antes usavam estratégias para driblar a cobrança, não conseguirão mais fazer isso — o que pode resultar em um eventual aumento de preços aos consumidores.
*Com informações de Agência Brasil