A Hyundai atualizou os motores que equipam o HB20, HB20S e o Creta para a linha 2025, com mudanças de potência, torque e consumo conforme a especificação. O motor 1.0 aspirado, presente nos modelos hatch e sedã HB20, conservou a potência em seus 80 cv com etanol e 75 cv com gasolina, mas agora atinge essa potência máxima a 6.200 rpm, em comparação com 6.000 rpm do modelo anterior em produção até 2024.
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Para o motor 1.0 turbo (que equipa os compactos e o SUV), a potência foi mantida em 120 cv a etanol, contudo, a versão a gasolina teve uma leve redução, agora com 115 cv, ao invés dos 120 cv anteriores. A potência máxima para ambos os motores é alcançada a 6.000 rpm, com torque máximo disponível desde as 1.500 rpm.
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O motor 1.6 TGDI, já lançado conforme o Proconve L8 para o Creta topo de linha, permanece com seus 193 cv, o mais potente na categoria de SUVs compactos.
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Torque aumenta no 1.0 aspirado
No motor 1.0 aspirado, que está disponível em algumas versões do HB20 e HB20S, os valores se mantêm em 10,2 kgfm com etanol. Houve uma leve alteração no valor quando abastecido com gasolina, que aumentou de 9,4 kgfm para 9,6 kgfm no motor atualizado.
Nos motores turbo, o torque ficou inalterado, com o 1.0 TDGI oferecendo 17,5 kgfm e o 1.6 TGDI com 27 kgfm.
Modelos que terão mudanças
Consumos variam conforme o motor
As atualizações também afetaram o consumo, a maioria para melhor. Com etanol, o motor 1.0 aspirado agora apresenta um consumo na cidade de 9,7 quilômetros por litro, ligeiramente superior ao anterior de 9,6 km/l. Na estrada melhorou de 10,8 para 10,9 km/l.
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Quando abastecido com gasolina, o aspirado permanece em 13,4 km/l na cidade e aumenta a eficiência de 15,3 para 15,9 km/l no percurso rodoviário.
Para o HB20, o motor 1.0 turbo atualizado de acordo com o Proconve L8 faz com etanol 9,2 km/l (cidade) e 10,7 km/l (estrada). Antes, fazia 9,6 e 10,4. Quando abastecido com gasolina, consome 13 e 15,2 km/l cidade/estrada. Ou seja, tanto para etanol como gasolina, o 1.0 turbo piorou um pouco na cidade e melhorou na estrada.
Para o Creta, os índices de consumo são: com etanol, 8,4 e 9 km/l (cidade/estrada) e com gasolina, 12 e 12,7 km/l. Foram pequenas variações positivas, com exceção do etanol em estrada que era de 9,1 km/l antes. O motor 1.6 TGDI, já lançado sob o padrão do Proconve L8, mantém seu consumo em 11,9 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada.
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
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