Boa parte dos 203 concorrentes às 93 novas placas de táxi que serão licitadas pela Prefeitura de Joinville são motoristas auxiliares, que trabalham para taxistas permissionados, mais conhecidos como pilotos.
Continua depois da publicidade
Nesta quinta-feira pela manhã, na Câmara de Vereadores, foram abertos os envelopes dos inscritos no edital de licitação, que passarão a atuar na cidade a partir de 2013. Daniela Civinski Nobre, presidente da comissão especial de licitação, adiante que por causa da alta procura, ainda não há data para a homologação do resultado. Para os pilotos, o clima é de expectativa.
– A maioria já espera por isso há pelo menos 15 anos -, justifica o representante do Comitê dos Pilotos, César Luiz Quadros.
– Há 18 anos trabalho como taxista auxiliar, para um permissionário -, conta.
Continua depois da publicidade
A categoria conseguiu direito a participar da concessão por meio de mudança de lei municipal, que passou a contemplar pessoas físicas no processo licitatório. O taxista Saturdino de Souza, 62, espera estar entre os contemplados. Tem boa expectativa porque, entre os critérios de desempate, está o tempo de habilitação e de trabalho com alvará da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).
– Dirijo há mais de 30 anos e há 12 atuo com alvará da Prefeitura -, diz.
Segundo Daniela, a comissão também avaliará o veículo disponibilizado pelo candidato. Estará na frente quem tiver carro mais novo e equipado para a clientela.