A prefeitura lançou o edital de licitação para os projetos de elaboração de duas novas pistas na Beira-Rio, no Centro de Blumenau. A empresa vencedora será conhecida no dia 29 de setembro e, se tudo correr bem, em oito meses irá apontar a viabilidade e o custo da obra. Como adiantado com exclusividade pelo colunista do Santa, Evandro de Assis, a ideia é criar faixas adicionais onde hoje há placas de concreto protegendo as margens do Rio Itajaí-Açu.

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Se a obra sair do papel, o corredor de ônibus e a pista à direita da Beira-Rio vão virar na direção do Itajaí-Açu logo após a Rua Rodolfo Freygang, passando por baixo da ponte recém-duplicada. Seriam 340 metros de pista dupla, com 10 metros de largura, provavelmente apoiada numa estrutura de concreto, como uma ponte rente à margem. A subida à esquerda terminaria em frente ao antigo Shopping Beira-Rio, onde o tráfego escoaria da mesma forma como é hoje.

Na saída da ponte Adolfo Konder, teriam prioridade os veículos que vêm da Ponta Aguda, com duas pistas livres à direita — só o semáforo para pedestres permaneceria. A faixa mais à esquerda da Beira-Rio seria a única a permitir seguir em frente e serviria aos motoristas que dobram à esquerda na José Ferreira da Silva, rumo à Rua XV de Novembro. Organizar o fluxo nessa intersecção é o principal objetivo do projeto, garante a Secretaria de Obras.

Pistas novas (em amarelo) voltariam à Beira-Rio após a Rua José Ferreira da Silva
Pistas novas (em amarelo) voltariam à Beira-Rio após a Rua José Ferreira da Silva (Foto: Projeto, PMB)

A proposta da prefeitura de Blumenau é igual à executada em Brusque, nas marginais do Itajaí-Mirim. A encosta do rio, abaixo da rua, deu lugar a novas pistas que serão interditadas conforme o nível da água subir em período de cheias. Quanto isso vai custar ainda não se sabe, mas considerando apenas o custo médio por metro quadrado, seriam pelo menos R$ 15 milhões, quase o dobro do que foi investido na duplicação da Ponte Adolfo Konder, R$ 8 milhões.

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Quem vencer a licitação para as novas pistas na margem direita do Rio Itajaí-Açu também terá de elaborar os projetos básico e executivo para a reforma e reforço estrutural da parte antiga da Ponte Adolfo Konder. Somente nesta etapa serão desembolsados R$ 380,5 mil dos cofres públicos.

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