Está marcada para hoje (31) a chegada em Florianópolis de duas das quatro novas peças que serão colocadas em cada uma das torres da ponte Hercílio Luz. As outras duas devem chegar amanhã.

Continua depois da publicidade

Cada peça pesa sete toneladas e foram produzidas sob medida na Espanha. Elas têm a função de conectar as barras de olhais com um pino, segundo o engenheiro fiscal responsável pela restauração da ponte, Wenceslau Diotallevy.

Os itens saíram do Porto de Santos e vão chegar no estado em carretas. Após o processo de transferência de carga da ponte Hercílio Luz previsto para outubro, as peças vão substituir as originais nas quatro torres.

Na etapa realizada em fevereiro deste ano, foi transferida 20% da carga para uma estrutura provisória construída abaixo da ponte, com um deslocamento de 10 centímetros.

De acordo com o engenheiro do Deinfra, já está em fase de testes em Portugal a central computadorizada que vai comandar os macacos hidráulicos. Estes vão ser utilizados na operação de transferência de carga.

Continua depois da publicidade

As barras de olhais também serão importadas. O restante das peças usadas na restauração serão fabricadas no Brasil. A previsão é que a obra seja concluída no segundo semestre de 2018.