A programação de Natal das principais cidades de Santa Catarina teve início há poucas semanas em clima de retomada para a área de eventos e turismo. O avanço da vacinação, o fim da obrigatoriedade de máscaras ao ar livre e a reabertura gradual das atividades à medida que os casos de Covid-19 diminuem foram indicativos de que as atrações natalinas deste ano poderiam reconciliar os municípios com os eventos de grande público. Para cidades do Litoral, a data surgiu ainda como um ponto de partida para o Réveillon e a temporada de verão, que têm alta expectativa de turistas após quase dois anos de impacto da pandemia.

Continua depois da publicidade

Cidades de SC alteram programação de Réveillon após portaria com novas regras para eventos

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Parte dessa empolgação, no entanto, teve um freio colocado nesta semana. A chegada da variante Ômicron do novo coronavírus fez o mundo voltar a se preocupar com possíveis novas ondas de casos de Covid-19. Em SC, o governo do Estado emitiu um alerta de risco sobre a cepa e proibiu a organização de eventos abertos ao público que não possam cumprir o protocolo de “Evento Seguro”, exigido para locais com mais de 500 pessoas. A restrição exige controle de acesso para exigência de vacinação com duas doses ou teste negativo para quem comparecer às atrações.

A nova portaria do Estado provocou mudanças nas programações de Natal das principais cidades. As modificações afetam diretamente espetáculos como shows e festas, em que o acesso não seria controlado. No caso da queima de fogos para o Réveillon, o governo estadual alegou que é possível fazer o evento respeitando o distanciamento e, por isso, não incluiu este item na lista de restrições a serem adotadas em função a nova variante do coronavírus.

Continua depois da publicidade

Confira as mudanças nas programações de Natal

Blumenau

As mudanças no Natal da cidade ainda eram discutidas até esta sexta-feira (3). Mudanças em eventos como a Cantata de Natal e um controle de acesso a visitantes no Parque Vila Germânica eram cogitados, mas ainda não haviam sido confirmados. A cidade também terá mudanças no Réveillon, que já teve descartada a ideia de shows e ainda deve sofrer mais mudanças no modelo da festa. Este ano, o show de fogos está previsto para o Parque Vila Germânica, em vez da tradicional virada na Avenida Beira-Rio.

Joinville

A programação de Natal da cidade tem apenas eventos culturais para públicos abaixo de 500 pessoas e, por isso, não precisou de adaptação após a nova portaria do governo de Santa Catarina.

Florianópolis

Em Florianópolis, a prefeitura já havia previsto o fechamento do espaço e a exigência de vacinação para uma das principais atrações do Natal, a cerimônia de acendimento das luzes e a chegada do Papai Noel ao Largo da Catedral, no Centro da Capital. Por conta disso, a programação até esta quintafeira (2) estava mantida conforme o anúncio inicial. A lista inclui também caravanas nos bairros e desfiles na Praça XV e na Ponte Hercílio Luz.

Chapecó

A programação da cidade tem shows de artistas locais de quinta a domingo, na Praça Coronel Bertaso. No dia 15, haverá um show para a reinauguração do Ecoparque. No dia seguinte, 16, está prevista a Marcha para Jesus, que foi transferida para a Arena Condá. Em função da portaria desta semana, esses dois eventos passarão a ter controle de entrada.

Continua depois da publicidade

Balneário Camboriú

A cidade tem atrações de Natal aos fins de semana nas praças Higino Pio e Almirante Tamandaré e fez, na semana passada, um show de abertura. O principal impacto da nova portaria do governo de SC seria na inauguração do alargamento da praia e no Réveillon, mas o prefeito Fabrício de Oliveira (Podemos) informou que vai manter os dois eventos.

Pomerode

A cidade voltou a organizar o Natal, com atrações como a Casa do Papai Noel, oficina de bolachas natalinas, feira de artesanato e atrações no Centro Cultural e no teatro. Esses dois últimos espaços têm espaços limitados a menos de 500 pessoas e, nas demais atrações em áreas fechadas, a organização afirma buscar controlar a quantidade de pessoas.

Réveillon em SC tem mudanças após portaria

A portaria divulgada na última semana pelo governo do Estado proíbe grandes eventos como festas e shows em SC. A restrição vale para festivais e atrações ao ar livre que provoquem aglomeração, tenham estimativa de público de mais de 500 pessoas e não reúnam condições de implantar o chamado protocolo de “Evento Seguro”.

A norma prevê o controle de acesso para que apenas pessoas vacinadas com duas doses ou com teste negativo para Covid possam participar. Adolescentes de 12 a 17 anos devem ter, ao menos, a primeira dose ou o teste negativo. O uso de máscaras continua obrigatório. As medidas foram tomadas por conta da descoberta da variante Ômicron do novo coronavírus, que já teve ao menos três casos confirmados no Brasil e provoca preocupação de novas ondas de contaminações na Europa e em todo o mundo.

Continua depois da publicidade

As novas restrições afetaram também os eventos de Natal e, sobretudo, de Réveillon nos municípios catarinenses. Os shows de fogos foram permitidos pelo Estado, sob o argumento de que é possível manter o distanciamento social nestes eventos.

Em Florianópolis, o espetáculo pirotécnico foi mantido, e as apresentações musicais já não faziam parte da programação. Em Blumenau, a festa da virada tinha previsão de show incluindo a dupla Fernando e Sorocaba, e pontos de alimentação e bebidas, mas após a restrição, a apresentação já foi descartada. A festa terá o modelo revisto. A queima de fogos, por enquanto, está mantida. Mudanças em eventos abertos ao público e também no controle de público na Vila Germânica também vinham sendo definidas até a sexta-feira (2).

Em Balneário Camboriú, a prefeitura anunciou que manterá a festa da virada, mas por enquanto sem shows – a possibilidade ainda é analisada pelo município. Outras cidades também anunciaram mudanças.

Leia também

Do toque de recolher à dispensa de máscaras: como o cenário da Covid em SC mudou em um ano

Continua depois da publicidade

Número de casos ativos de Covid-19 despenca em SC e índice é o menor em 17 meses

Carnaval em SC não está autorizado neste momento, diz secretário de Saúde