Novas imagens dos astronautas Sunita Williams e Barry Wilmore, oficiais da Nasa presos na Estação Espacial Internacional (ISS) há 153 dias, chocaram internautas, que ficaram preocupados com a saúde da dupla. As imagens foram divulgadas pela própria Nasa, segundo informações da revista Monet.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Sunita e Barry estão na ISS desde 6 de junho, quando o Boeing Starliner que estão a bordo teve problemas técnicos. A foto divulgada mostra a dupla fazendo uma refeição em conjunto. Sunita aparece visivelmente abatida, e seu companheiro, mais magro. Apesar das mudanças físicas, eles esboçam bom humor enquanto comem uma pizza e nozes.
“O que você está vendo ali na foto é alguém que eu acho que está passando pelo estresse natural de viver em uma altitude muito alta, mesmo em uma cabine pressurizada, por longos períodos”, disse o médico Vinay Gupta, ao Daily Mail.
O médico afirma que o emagrecimento dos dois se deve ao déficit calórico que ocorre em viagens ao espaço. O corpo humano queima mais calorias do na Terra, devido às baixas temperaturas e às condições adversas.
Continua depois da publicidade
Veja o antes e depois dos astronautas
Astronautas estão “presos”
Os astronautas deveriam ter voltado à Terra em 12 de junho, porém, problemas nos propulsores e vazamento de hélio na capsula impediram com que a dupla voltasse.
A dupla foi enviada à Estação Espacial Internacional (ISS) em 6 de junho, em uma missão de (supostamente) 8 dias, no primeiro voo tripulado da espaçonave Starliner, da Boeing. De acordo com as autoridades do órgão, a nave Starliner pode ficar ancorada na ISS por no máximo 45 dias.
A Boeing alega que os problemas da Starliner não são uma preocupação para a viagem de volta, e que Wilmore e Suni “não estão abandonados”. Os astronautas ainda não receberam uma perspectiva de quando retornarão à Terra.
Continua depois da publicidade
Leia também
Nasa vai pagar 3 milhões de dólares para quem solucionar o problema de lixo no espaço
Nasa divulga detalhes sobre o megatsunami silencioso que fez a Terra vibrar por 9 dias