Novak Djokovic não ficou abalado por ter perdido a liderança do ranking mundial e aplicou o troco em Rafael Nadal na madrugada deste domingo (de Brasília). O sérvio venceu o espanhol no ATP 500 de Pequim e faturou o seu quarto título na competição chinesa.

Continua depois da publicidade

Em um jogo de 1h27, Djokovic foi superior a Nadal por toda a partida e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-4. De quebra, o sérvio ainda se vingou da derrota no mês passado, na final do Aberto dos Estados Unidos.

Rafael Nadal ainda viu a sua série invicta no piso duro ser interrompida. Até então, o espanhol havia jogado 26 partidas na superfície sem perder nenhuma e faturou quatro títulos no cimento em 2013 (Masters Montreal, Cincinnati, Indian Wells e Aberto dos EUA).

Agora, Nadal e Djokovic têm 38 confrontos no histórico, sendo que Nole venceu a 16ª. Apesar do triunfo, o sérvio vai mesmo perder a liderança do ranking na próxima atualização. Isso porque Nadal não competiu em Pequim ano passado, enquanto Djokovic era o atual campeão e, portanto, não somará pontos na lista.

Este é o quarto título de Djokovic em 2013, ano em que ele foi campeão do Aberto da Austrália, do ATP de Dubai e do Masters 1.000 de Monte Carlo. Em Pequim, esta é a quarta conquista, já que também havia vencido no local em 2012, 2010 e 2009. Nadal, por sua vez, perdeu a oportunidade de faturar o seu 11º título em 2013 e igualar sua melhor temporada da carreira, quando venceu 11 vezes em 2005.

Continua depois da publicidade

No próximo grande torneio do calendário, Djokovic ainda não terá a oportunidade de somar pontos para retomar a ponta no ranking. Isso porque ele também é o atual campeão do Masters de Xangai, na China, competição que distribui 1.000 pontos na lista e começa ainda neste domingo.