O sérvio Novak Djokovic conquistou neste domingo seu quarto título no Aberto da Austrália ao derrotar o britânico Andy Murray em quatro sets, por 6-7 (2/7), 7-6 (7/2), 6-3 e 6-2, na final disputada em Melbourne.

Continua depois da publicidade

Vencedor em 2008, 2011 e 2012, o número 1 se converte no primeiro jogador da era Open a vencer três vezes consecutivas na Austrália.

O sérvio venceu uma partida de três horas e 40 minutos na qual Murray começou impondo seu jogo antes de começar a sofrer fisicamente, pagando, sem dúvida, pelos esforços realizados na sexta-feira para derrotar Roger Federer nas semifinais, e afetado por bolhas no pé direito.

Djokovic, por sua vez, começou um pouco desconcentrado e mal-humorado, mas foi elevando seu nível de jogo à medida em que a partida avançava.

Com sua quarta vitória em Melbourne, e a sexta em Grand Slams, Djokovic se igualou a Federer e Andre Agassi, ambos com quatro títulos na Austrália.

Continua depois da publicidade

No entanto, é o primeiro que sai campeão de Melbourne três vezes consecutivas. Apenas dois jogadores, os australianos Jack Crawford, nos anos 1930, e Roy Emerson, nos anos 1960, alcançaram esse feito, mas antes da era profissional (1968).

Com esta vitória, Djokovic garante sua posição como número um na classificação do circuito masculino, enquanto Murray permanecerá na terceira posição.