Nova York declarou quarentena em todo o estado, nos Estados Unidos. A ordem do governador Andrew Cuomo determina o isolamento dos 19 milhões de pessoas. O número de casos do novo coronavírus cresceu 750% a partir da última segunda-feira.

Continua depois da publicidade

> ​Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Para dimensionar a determinação, na ordem executiva Cuomo classificou como "shelter in place", uma expressão em inglês utilizada em alertas para tiroteio em massa ou ataques nucleares hipotéticos. A intenção é que a população se abrigue em um local seguro. A justificativa foi:

— Palavras importam

Na quarentena no estado de Nova Iorque, os empregadores devem manter funcionários não essenciais em casa e que fechem os estabelecimentos que não são cruciais para a população. A aglomeração, de qualquer finalidade e número de pessoas, está banida. Ainda, moradores com mais de 70 anos ou com doenças do chamado grupo de risco da novo cornavírus só serão autorizados a deixar suas casas para exercícios solitários e em caso de necessidade extrema, conforme o caso. Eles também não pode participar de reuniões familiares.

Continua depois da publicidade

— Essa é a ação mais drástica que podemos tomar. Permaneçam dentro de casa. Precisamos que todos permaneçam em segurança. Do contrário, ninguém estará seguro – declarou Cuomo.