O detalhe na parte interna da lanterna dianteira do Grand Cherokee 2014 – um pequeno desenho representando o primeiro Jeep – mostra a riqueza do acabamento do novo SUV da montadora, disponível no Brasil nas versões Laredo e Limited. Sem perder as linhas clássicas e a famosa potência, o modelo ganhou faróis com luzes de LED, desenhos inéditos da grade e no para-choques e rodas de liga-leve de 20 polegadas (na Limited).
Continua depois da publicidade
Mas não é apenas por fora que houve uma evolução. Na parte interna as modificações são consideráveis: visual moderno e mais recursos tecnológicos. Um exemplo é o painel de instrumentos. Nele, o condutor tem até cem configurações para “brincar”. Dá para observar a pressão dos pneus, mudar o velocímetro e fazer uma média do gasto de gasolina, por exemplo. Tudo isso na tela de LCD de sete polegadas (na versão Limited).
Para completar, o sistema multimídia, o UConnect faz os ajustes de temperatura e som na medida certa. Sobre Rodas testou a Cherokee em um trecho de 670 quilômetros de rodovias e ruas nas cidades de Florianópolis e Joinville. Além do conforto, a média de consumo do jipão espanta.
O veículo de mais de duas toneladas faz uma média de 12,6 km por litro na estrada. Apesar do motor nervoso, de 3.6 V6 de 286 cavalos de potência, quase não há ruído na parte interna. O isolamento acústico e a suavidade nas trocas das oito marchas deixam o SUV mais silencioso do que de costume.
Continua depois da publicidade
O Jeep também esbanja segurança. Com controle de estabilidade, os largos pneus reforçam essa condição nas curvas de alta velocidade. Nas subidas e em ruas de terra, ele também não desanima. A tração 4×4 full-time passa por buracos e atoleiros sem problemas. O motorista pode escolher por configurar o veículo para vários ambientes: sand (areia), mud (lama), auto, snow (neve) e rock (pedra). Cada uma das opções modifica a calibração do acelerador, a rotação do motor e a troca das marchas.
Em tese, o Jeep é excelente na terra e na estrada. Na prática é ainda melhor: uma máquina top com conforto de veículos de luxo.
>>> Ficha técnica
Motor: seis cilindros em V, 24 válvulas, 3.604 cm3
Potência: 286 cv
Transmissão: automática de oito velocidades, tração integral
Direção: hidráulica
Rodas: aro 18 com pneus 265 R60
Peso: 2.191 kg
Porta-malas: 457 litros
Tanque: 94 litros
>>> Preços
R$ 185,9 mil (Laredo)
R$ 214,9 mil (Limited)