Uma nova variante, descoberta na Colômbia, está sendo monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), conforme informou o órgão nesta quarta-feira (1º). Batizada de “Mu”, a nova descoberta é considerada uma “variante de interesse”, ou seja, possui mutações que podem ser resistentes à vacinas, assim como a variante beta. As informações são do G1.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Para entender as características na nova variante, mais estudos serão feitos pela OMS. De acordo com organização, em outros países da América do Sul e na Europa já foram relatados casos dessa variante.
A medida em que o vírus se espalha, modificações genéticas vão surgindo e isso é considerado natural que aconteça, segundo especialistas. Em sua maioria, quando surgem, não possuem grande diferença em relação à característica original do vírus. Porém, algumas mudanças podem impactar na capacidade de transmissão e na eficácia das vacinas.
> Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?
Continua depois da publicidade
> Por que pessoas morrem mesmo vacinadas contra a Covid-19?
A OMS caracteriza, desde 2020, o surgimento de novas variantes como “de interesse” ou “preocupantes”. A identificação é feita para priorizar as atividades de vigilância e pesquisa em nível global.
Existem, atualmente, quatro variantes do coronavírus classificadas como “preocupantes”: Alfa, Beta, Gama e Delta. Outras cinco são chamadas de “variantes de interesse”, como a Mu.
“Embora a prevalência global da variante Mu entre os casos sequenciados tenha diminuído e atualmente esteja abaixo de 0,1%, a prevalência na Colômbia (39%) e no Equador (13%) aumentou consistentemente”, completou a organização.
Leia também
Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados
Continua depois da publicidade
Efeitos colaterais da CoronaVac; veja as reações mais relatadas