Uma nova unidade do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) vai ser ativada no Estado para facilitar a doação de sangue à moradores do Litoral Norte. A instalação será feita em Itajaí e deve ser inaugurada no início do segundo semestre de 2024. O governo prevê uma coleta de 30 bolsas de sangue por dia no local e atendimento a cerca de 20 hospitais da região.

Continua depois da publicidade

Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí

A informação foi divulgada nesta terça-feira (30) durante um ato no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, que contou com a presença do governador Jorginho Mello. Segundo o Estado, o investimento será de R$ 3,7 milhões na unidade, que irá funcionar em um imóvel antes ocupado pela Gerência Regional de Saúde e que está, atualmente, desativado.

A decisão leva em conta a necessidade de oferecer a coleta de sangue aos doadores do Litoral Norte, para que não precisem mais se locomover até as unidades mais próximas, em Blumenau e Florianópolis.

O ato heroico de um blumenauense que ajudou a salvar 244 vidas

Continua depois da publicidade

A diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, explicou que a região da Foz do Itajaí, que abrange cidades como Balneário Camboriú, Navegantes e Itapema, tem grande demanda populacional e, por isso, a nova unidade irá permitir a doação de sangue com frequência, o que contribuirá para a manutenção de estoque no Estado.

Ainda de acordo com Patrícia, a proposta é que o Hemosc em Itajaí tenha estoque de hemocomponentes e hemoderivados para atender toda a região, além de fazer testes pré-transfusionais e seleção de hemocomponentes para os hospitais e clínicas que não dispõem de agência transfusional, abastecendo também as agências locais.

Ministério da Saúde lança aplicativo que facilita a doação de sangue no Brasil

No ano passado, Santa Catarina teve um crescimento de 4,1% no número de doações de sangue. Segundo dados do Hemosc, mais de 135 mil pessoas fizeram o gesto de solidariedade em 2023. Para a Secretaria de Estado da Saúde, o principal motivo do aumento foram as campanhas de conscientização.

— Estamos comprometidos em salvar vidas. Ao inaugurar a nova unidade do Hemosc em Itajaí, vamos abastecer 20 hospitais, garantindo o acesso ao sangue necessário para tratamentos essenciais — frisou Jorginho Mello.

Continua depois da publicidade

Saiba o que é necessário para ser doador de sangue

  • Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Pessoas com idade entre 16 e 17 anos podem doar mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
  • O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
  • O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
  • Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
  • Apresentar documento original com foto atualizada, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial. Exemplo: RG ou cópia autenticada, Carteira de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física, Título de Eleitor digital, desde que tenha foto, e Passaporte brasileiro com filiação.
  • Ter repousado bem na noite antes da doação;
  • Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;
  • Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
  • Evitar estar acompanhado.

*Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também

Carnaval 2024 em Balneário Camboriú terá Michel Teló e trios elétricos; veja agenda

IPTU pode aumentar até R$ 600 em cidade catarinense após erro ser descoberto