Cidades do Oeste Paulista foram tomadas, no início da tarde desta sexta-feira (1º), por uma tempestade de areia que causou diversos estragos. A região foi coberta por uma densa nuvem de poeira, acompanhada de fortes rajdas de vento.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Entre os estragos, estão destelhamentos de imóveis, quedas de árvores e o rompimento de fiações. Por conta disso, alguns municípios registraram, ainda, interrupção no fornecimento de energia elétrica, como em Dracena (638 km de SP) e Presidente Prudente (a 556 km da capital), esta última a maior cidade do Oeste Paulista.
> Tempestade de areia atinge cidades de SP e MG e assusta moradores; veja vídeo
Em Presidente Prudente, o Aeroporto Estadual Adhemar de Barros registrou danos em sua estrutura, que passa por avaliação da Defesa Civil. Segundo o chefe do órgão municipal, Renato Gouveia, não houve ocorrência com vítima na cidade até o momento.
Continua depois da publicidade
Nas redes sociais, moradores da região compartilharam com espanto registros do fenômeno. Conhecido como haboob, ele costuma se formar a partir de tempestades comuns de chuva e de vento em períodos de seca e baixa umidade.
Em Presidente Prudente, tempestade de poeira pic.twitter.com/5OloGEI4pH
— Padre Sandro Rogério (@padre_sandro) October 1, 2021
Interior do estado de São Paulo consumido por cana de açúcar e desmatamento, resultado é essa imagem logo abaixo, tempestade de poeira, sem chuva, só terra. Triste. pic.twitter.com/ecXNwyxQEZ
— Gaybe (@gab_apoli) October 1, 2021
A tempestade de areia é parecida com a que avançou sobre Franca e Ribeirão Preto, ambas também no interior de São Paulo, no último domingo (26). Um avião chegou a balançar devido a força de uma nuvem poeira.
Leia também:
Sexta-feira tem chuva forte com chance de temporais em SC
Vídeo mostra carroça desgovernada quebrando cerca e invadindo casa em Barra do Sul