Uma operação policial deflagrada na manhã desta sexta-feira (2) teve como alvo caixeiros de Joinville que utilizavam uma nova tática para cometer os furtos a banco. A polícia descobriu que os criminosos utilizavam uma chave-mestra para pegar dinheiro sem precisar arrombar os caixas eletrônicos. Quatro foram presos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
De acordo com o delegado Murilo Batalha, da Divisão de Investigação Criminal (DIC), em Joinville, em plena luz do dia, a quadrilha furtou meio milhão de reais em apenas quatro minutos. Além de Santa Catarina, os ladrões também atuavam em São Paulo, Goiás e Paraíba.
As investigações iniciaram em agosto do ano passado e Batalha define a ação criminosa como “diferenciada”, já que usavam uma chave codificada que dava acesso à parte traseira dos caixas.
— Os criminosos são especializados no crime e ostentam uma extensa ficha criminal, já foram presos inúmeras vezes por crimes semelhantes, ou seja, são os famosos caixeiros que atuam aqui no município de Joinville e em outros estados — destaca o investigador.
Continua depois da publicidade
Cinco suspeitos foram identificados e quatro presos. Eles possuem antecedentes criminais por furtos, organização criminosa e tráfico de drogas. Além disso, podem ser responsabilizados por um furto a banco cometido em Suzano (SP).
Com relação aos crimes em Joinville, cometidos em duas agências bancárias no bairro Bucarein, eles podem ser indiciados por associação criminosa e furto qualificado.
Ainda conforme o delegado, as investigações continuam a fim de identificar outros integrantes da quadrilha e também identificar como os criminosos tiveram acesso à chave-mestra das agências.
Capital dos caixeiros
Devida a quantidade de crimes e joinvilenses envolvidos em assaltos a caixas eletrônicos, a cidade já foi manchete nacional e ficou conhecida como a “Capital dos Caixeiros”.
Continua depois da publicidade
No ano passado, ladrões que cavavam túneis “de cinema” para invadir e roubar bancos em Joinville foram identificados e presos em outra operação da DIC.
Leia também
Homem considerado “estuprador em série” é espancado por moradores e preso em Joinville
Casos de dengue explodem com aumento de 6.000% e cidade de SC vive epidemia