A partir do dia 16 deste mês, a tarifa do transporte coletivo de Blumenau sofrerá um reajuste. O valor, confirmado pela Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir), será de R$ 4,05 – 15 centavos mais do que o preço atual. O aumento é de 3,85%.

Continua depois da publicidade

Foi o primeiro ano que a negociação para o reajuste foi intermediada pela Agir. Esta foi uma das definições do novo contrato de concessão do transporte coletivo. Segundo a agência, a participação da Agir na definição do reajuste é importante para buscar uma melhoria da tarifa e não apenas repassar o percentual da inflação ao preço da passagem.

O novo cálculo é feito por uma fórmula que leva em conta custos operacionais da empresa Blumob, que chegou a pleitear um valor de tarifa de R$ 4,10.

Segundo o diretor-geral da Agir, Heinrich Pasold, o que mais pesaria no custo da tarifa seriam os custos de salários de motoristas (23,65% do valor total da tarifa) e cobradores (15,34%). No entanto, outros fatores como a quilometragem percorrida e a queda no número de passageiros também exerce influência sobre o valor da tarifa.

– Posso dizer que, dentro do atual quadro da concessão do transporte de Blumenau, o novo valor é justo, segue o princípio da modicidade tarifária – avalia Pasold.

Continua depois da publicidade

A íntegra da decisão sobre o reajuste será publicada no site da Agir e no Diário Oficial na segunda-feira. O diretor-presidente do Seterb, Carlos Lange, explica que após o novo contrato do transporte toda o processo de definição do reajuste da tarifa passou a ser feito pela Agir, que recebe a solicitação de reajuste da empresa Blumob e define a aplicação ou não do valor por meio de uma fórmula prevista no edital.

Leia mais

::: Onze ônibus são atacados e depredados em Blumenau

::: “O pessoal está com medo. Eu sei porque já passei por isso”, afirma presidente do Sindetranscol