A discreta e pequena sede do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Jaraguá do Sul é quase coisa do passado. No lugar do prédio de 700 metros quadrados entrará uma nova estrutura, dez vezes maior. A ampliação se estenderá aos cursos, oficinas e áreas de lazer e educação oferecidos. O local será inaugurado em 11 de setembro, tornado a unidade uma das maiores do Estado.

Continua depois da publicidade

Locado há dez anos na cidade, o Sesc de Jaraguá do Sul oferece uma gama de atividades relativamente pequena comparada às de Joinville e Florianópolis. Em 2006, foi comprado um novo terreno, na rua Jorge Czerniewicz, com recursos próprios. Depois de dois anos, a sede orçada em R$ 10 milhões está praticamente pronta.

– Hoje, os departamentos administrativos, de odontologia e de cursos de idiomas estão separados dos demais. Com a nova área, tudo será agrupado e a oferta, aumentada – explica a gerente Mery Laise Demarchi Warmling.

A área cultural será uma das mais beneficiadas. A sala de leitura dará lugar a uma biblioteca nova, com acervo para empréstimo, ambiente de pesquisa e acesso à internet. O prédio terá uma galeria de arte própria para exposições e um teatro com capacidade para 150 pessoas. As oficinais não-regulares se tornarão cursos fixos de teatro, cinema, teclado, violão, formação de escritores e contadores de histórias, musicalização e dança.

Para o responsável pelo setor de cultura, Sergio Pedrotti, a implementação desses cursos será o enfoque principal do novo espaço.

Continua depois da publicidade

– Além da programação de espetáculos do Sesc nacional, haverá essas aulas, que não poderiam ser realizadas na atual sede – argumenta.

O fomento também atingirá os profissionais e artistas da cidade: no final de agosto, através do site www.sesc-sc.com.br, serão abertas vagas para professores. Quem quiser ministrar uma oficina, realizar apresentações ou mostras, poderá se inscrever no mesmo endereço.

Nas outras áreas, mais mudanças. O bloco de educação terá setor infantil para crianças de 3 a 5 anos e brinquedoteca. Os cursos de idiomas prosseguem, agregados aos de formação para profissionais em vendas, atendimento ao cliente e valorização social. O consultório de saúde será ampliado, enquanto o espaço de lazer será composto por piscina semi-olímpica, sala de musculação, campo de grama sintética e escolinhas esportivas.

A gerência prevê algumas atividades especiais para a inaguração, ainda não definidas. Além de Jaraguá do Sul, Joinville e Florianópolis, o Sesc mantém unidades de atendimento em Blumenau, Brusque, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Itajaí, Lages, Laguna, Rio do Sul, Tubarão e Xanxerê.

Continua depois da publicidade