A nova sede do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Itajaí será entregue provisoriamente pela construtora que assumiu a obra na quarta-feira. Depois de nove anos de atraso, o prédio está recebendo os últimos acabamentos e ainda passará por uma avaliação do IFSC antes de iniciar a mudança de instalações. Com 6 mil metros quadrados de área construída, a unidade vai atender 1,2 mil alunos por semestre, quase quatro vezes mais que o número atual.
Continua depois da publicidade
::: Conclusão do IFSC em Itajaí vai atrasar mais de um mês
O coordenador do IFSC Itajaí, Carlos Alberto Souza, explica que depois da avaliação da equipe de engenharia será agendada a mudança para a sede, o que pode levar pouco mais de uma semana. Contanto, ainda não há prazo definido para o funcionamento da nova casa. A expectativa do instituto é que até a primeira semana de maio o parecer sobre as instalações já tenha sido feito.
_ Agora estamos num período de ansiedade maior e muito contentes com a conclusão da obra. Vamos ter mais espaço e conforto para os alunos e melhor qualidade de trabalho _ afirma.
Continua depois da publicidade
Souza relata ainda que assim que iniciar a mudança os alunos já serão atendidos na nova sede. O local vai oferecer à comunidade cinco cursos gratuitos: Pesca, Aquicultura, Mecânica, Eletroeletrônica e Engenharia.
Relembre o caso
O terreno para construção da nova sede do IFSC, que fica ao lado da Câmara de Vereadores, foi doado pela prefeitura de Itajaí em 2006. No entanto, as obras só começaram em 2008 e dois anos depois a construção ainda não havia ficado pronta. A empresa que venceu a primeira licitação chegou a ser multada em R$ 580 mil porque não conseguia cumprir os prazos. Depois, uma briga judicial interrompeu os trabalhos entre novembro de 2010 e março de 2014. A atual empreiteira só assumiu o serviço no ano passado.