Duas marcas chinesas avançam sobre o mercado brasileiro, e pelo jeito elas não estão de passagem. A BYD, já conhecida pela venda de comerciais elétricos, como ônibus e caminhões, principalmente em parceria com prefeituras, anunciou que vai lançar ano que vem o Tan EV, SUV de sete lugares, que promete autonomia de pouco mais de 400 km.

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A aposta da BYD é alta: brigar com modelos elétricos de marcas já consagradas, como Porsche, Audi, Mercedes-Benz e BMW. O preço do Tan, que chega em janeiro, deve ficar próximo de R$ 500 mil.

Na semana passada, a primeira concessionária da BYD no Brasil, a Eurobike, anunciou a parceria com a chinesa. Ela é especializada no segmento premium – possui em seu portfólio as marcas Audi, BMW, BMW Motos, Mini e Porsche. A primeira loja BYD será na capital e depois em Ribeirão Preto (SP) e Brasília.

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Poucos dias depois, a própria BYD anunciou a estratégia de abrir 35 concessionárias nas maiores cidades brasileiras até o final de 2022, onde o cliente poderá adquirir veículos e também toda a solução para abastecimento com energia solar fotovoltaica. A BYD possui em Campinas (SP) uma fábrica solar fotovoltaica, com planos de expansão em 2022.

BYD Tan - interior luxuoso
BYD Tan – interior luxuoso – (Foto: BYD)
BYD Tan - SUV será vendido no Brasil
BYD Tan – SUV será vendido no Brasil – (Foto: BYD )
BYD Tan - SUV será vendido no Brasil
BYD Tan – SUV será vendido no Brasil – (Foto: BYD )
BYD Tan - SUV será vendido no Brasil
BYD Tan – SUV será vendido no Brasil – (Foto: BYD )
BYD Tan - SUV será vendido no Brasil
BYD Tan – SUV será vendido no Brasil – (Foto: BYD )
BYD Tan - SUV será vendido no Brasil
BYD Tan – SUV será vendido no Brasil – (Foto: BYD )

Sinobrasileira

Outra chinesa, a Great Wall Motors, que comprou as instalações da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), inicia produção local em 2023. Ela faz o caminho inverso de algumas asiáticas, que começaram com operações de importação para sentir o mercado e só então partiram para uma planta em solo brasileiro – caso de Toyota, Honda e Hyundai.

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Ainda assim, a marca deve iniciar a comercialização de SUVs e picapes importados em meados de 2022, para apenas depois iniciar a produção brasileira. A ideia é transformar a fábrica do interior de São Paulo em uma de suas bases de produção de automóveis. Os modelos que serão fabricados aqui ainda não foram divulgados.

Entre os executivos brasileiros já nomeados, estão Pedro Bentancourt (ex-General Motors e Nissan), para o cargo de diretor de relações externas e governamentais. Oswaldo Ramos, com passagens por Ford e Stellantis, é o diretor comercial da Great Wall.

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A fábrica terá capacidade de produzir 100 mil unidades por ano, cinco vezes mais do que a Mercedes-Benz, e expectativa de gerar 2 mil empregos.

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Haval H6
Haval H6 – (Foto: Great Wall)
Haval H6
Haval H6 – (Foto: Great Wall)
Haval Jolion
Haval Jolion – (Foto: Great Wall)

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